O Monsters of Rock tornou-se um dos festivais voltados ao rock/metal mais queridos do mundo. Criado em 1980, o evento ganhou edições em países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Chile e, claro, o Brasil.
A estreia da celebração por aqui ocorreu em 1984, no Pacaembu, em São Paulo. Kiss, Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Viper, Raimundos, Angra e Dr. Sin integraram o line-up.
Depois disso, Megadeth, Faith No More, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Dream Theater,
Manowar e muito mais passaram pelo país por meio do Monsters.
Apesar de não ter acontecido anualmente, o festival mantinha certa periodicidade na década mencionada, até ter dado uma pausa no início dos anos 2000 – retornando em 2013 e, então, 2015, antes de um outro hiato.
Quase uma década mais tarde, o Monsters voltou a acontecer. Em 2023, Doro, Symphony X, Candlemass, Helloween, Deep Purple, Scorpions e KISS, em seu último show na capital paulista como parte da turnê de despedida “End of The Road Tour”, acabaram escalados.
“Foram 12 horas de puro rock, que encantou mais de 50 mil pessoas que lotaram o Allianz Parque”, disse nota à época.
Agora, uma outra edição está à caminho. Conforme vídeo publicado pela produtora responsável Mercury Concerts, o festival está marcado para o dia 19 de abril de 2025. Ainda não há informações quanto ao local ou atrações.
Monsters of Rock: 19/04/25 #monstersofrock pic.twitter.com/TZoNz6fgYq
— Mercury Concerts (@mercuryconcerts) August 30, 2024
Kiss após Monsters of Rock
Aliás, o Kiss realizou o último show de sua turnê de despedida em dezembro, em Nova York, nos Estados Unidos. Para um Madison Square Garden lotado, o quarteto mascarado executou o setlist padrão da “End of The Road Tour”, mas com uma certa surpresa.
Sobretudo, ao final da apresentação, em meio à muita fumaça e à frase “a new era begins”, a banda anunciou que continuará ativa em forma de avatares virtuais. A empresa Industrial Light & Magic (ILM) participou do processo, juntamente da Pophouse Entertainment — responsável pelo espetáculo “Abba Voyage”, do Abba, realizado com hologramas. A previsão é de que o novo formato chegue a público em 2027.