Um dos maiores nomes da Bossa Nova, Sérgio Mendes, faleceu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos. Ele foi um dos grandes exportadores da música brasileira para o cenário internacional, além de ser precursor do samba-jazz. Sua parceria, por exemplo, com o grupo pop Black Eyed Peas trouxe uma nova vitalidade para a faixa “Mas Que Nada”, clássico da carreira de Jorge Ben Jor.
Contudo, o que muita gente não lembra, é que Sérgio Mendes já colaborou até para o cinema e recebeu uma indicação ao Oscar pela trilha sonora de uma animação muito famosa. Estamos falando de “Rio”, longa da 20th Century de 2011, que trouxe como cenário o Rio de Janeiro, no Brasil.
Sérgio é o co-autor da faixa “Real in Rio”, junto de Carlinhos Brown e Siedah Garrett. A indicação, em suma, acontece em 2012, na categoria Melhor Canção Original. Relembre a canção abaixo:
Sobre Sérgio Mendes
Em vida, Mendes dedicou seu tempo à indústria musical em mais de seis décadas. Assim, ficou responsável por espalhar a música brasileira ao exterior – feito que fez com êxito. Como exemplo, o compositor deu origem ao sucesso “Mas Que Nada“, interpretado por Jorge Ben Jor. Para se ter uma ideia, a canção ganhou uma releitura através da famosa banda americana Black Eyed Peas na década de 2000.
Sobretudo, sua importância para o Brasil não se limita a isto. Sérgio Mendes ainda é dono do bem-sucedido single “Never Gonna Let You Go“, lançado em 1983 e que alcançou a quarta posição da Billboard Hot 100.
Leia também: Beetlejuice Beetlejuice: 3 curiosidades sobre o novo filme de Tim Burton