Ícone do soul e do pop, Dionne Warwick já colecionou muitos sucessos em sua longa carreira. A artista está em atividade há mais de sessenta anos e, nesse meio tempo, ganhou cinco Grammys e vendeu mais de 100 milhões de discos. Por consequência de seu impacto no cenário musical, Warwick receberá uma homenagem no Rock & Roll Hall of Fame. Atualmente, a voz de “Heartbreaker” está em turnê e passará pelo Brasil em outubro. Para se preparar para o show, vamos ver as sete melhores músicas dela, segundo o jornal The Guardian.
7. “Heartbreaker” (1982)
A canção é um dos maiores hits de Dionne. Ela foi escrita pelo grupo musical Bee Gees, que você provavelmente conhece da música “Stayin’ Alive”. No início da década de 80, eles já não estavam mais em alta como antes, mas ainda renderam sucessos por meio de vozes poderosas da época. Assim, nasceu “Heartbreaker” interpretada pelo ícone do soul. A colaboração rendeu a 10º posição na Billboard Hot 100.
6. “Anyone Who Had a Heart” (1964)
Agora, vamos para o começo da carreira de Warwick. “Anyone Who Had a Heart” é fruto de uma grande parceria com o produtor Burt Bacharach. Com uma performance poderosa, porém discreta, a artista conquistou o público. De acordo com o The Guardian, até no auge, a canção tem um elemento de “dor reservada em seu vocal que bate mais forte que qualquer melodrama”. A cantora Cilla Black também tem uma versão muito conhecida da música.
5. “This Girl’s in Love With You” (1969)
A interpretação sensual ao som de uma orquestra intensa de Dionne Warwick encantou o público. Originalmente, a canção escrita por Burt Bacharach e Hal David foi lançada na voz de Hel Alpert em 1968. Contudo, para a revista britânica, ninguém bate com a cantora norte-americana.
4. “You’ll Never Get to Heaven (If You Break My Heart)” (1964)
Sem dúvidas, a colaboração com Bacharach rendeu muitas pérolas na carreira de Dionne, e “You’ll Never Get to Heaven (If You Break My Heart)” é mais uma delas. Em um ritmo vagamente latino, a cantora transita entre vocais mais delicados e outros mais fortes. Posteriormente, nos anos 70, o grupo soul The Stylistics fez um cover da música que foi um sucesso nas paradas. Aliás, a banda fará um show em São Paulo no dia 26 de setembro, no Vibra São Paulo.
3. “Are You There (With Another Girl)” (1965)
Mudanças de acorde inesperadas e ritmos diferentes marcam mais uma canção da dupla Bacharach e Hal David com Dionne. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a voz da cantora “incorpora o espírito de desconfiança e indecisão da música”.
2. “Do You Know the Way to San Jose?” (1968)
A música do final dos anos 80 captura dois sentimentos opostos em uma brincadeira entre melodia e letra. Enquanto a faixa é animada e dançante, Warwick canta sobre fracassos. Ela fez tanto sucesso que rendeu o primeiro Grammy da carreira da cantora. Em 1969, Dionne foi a vencedora do prêmio de Melhor Performance Feminina Pop. Durante anos, esse foi seu maior hit internacional.
1. “Walk on By” (1964)
Para o The Guardian, “Walk on By” comprova o talento da artista: “A música encapsula a posição única que Dionne Warwick estava no panteão de cantores dos anos 60”. A faixa navega entre o soul e o pop e se provou como um dos maiores sucessos da norte-americana. Ela atingiu o sexto lugar da Billboard Hot 100. Além disso, em 2004, apareceu na lista de 500 melhores canções de todos os tempos da Rolling Stone. Até a Cyndi Lauper já fez sua própria versão da faixa.
Dionne Warwick no Brasil
Ficou com vontade de ouvir essas músicas ao vivo? A ilustre cantora fará uma passagem pelo Brasil no final de outubro deste ano com a turnê “One Last Time”. Em São Paulo, ela se apresentará no Vibra São Paulo no dia 26 de setembro, às 21 horas. Além disso, a artista ainda fará mais dois shows no país, um em Belo Horizonte, no dia 25 de outubro, e outro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 27 do mesmo mês. Os ingressos estão à venda no site Ticket 360. Os valores dependem do setor escolhido, mas vão desde R$ 60 (vista parcial) até R$ 1000 (pista premium).
Por: Ludmila Borba