Neste sábado (21), temos o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A data tem o objetivo ressaltar a importância de debatermos e conscientizarmos a população sobre esta patologia. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.
Pensando em justamente uma forma de auxiliar na conscientização sobre esta doença, a Alpha separou 3 filmes que retratam de forma sensível. Assim sendo, confira a lista abaixo:
Diário de Uma Paixão (2012)
Em “Diário de Uma Paixão”, acompanhamos a história desde o início até o fim de Noah e Allie. Os dois têm diferenças sociais gritantes, mas ainda assim vivem um lindo amor. Mesmo na maturidade, Noah permanece ao lado de Allie, que desenvolveu o Alzheimer e muitas vezes esquece quem é o marido.
O Pai (2020)
Anthony Hopkins ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo seu trabalho em “O Pai”. Ele e Olivia Colman dividem a tela em um relato brilhante de uma filha e um pai aprendendo a lidar com o Alzheimer.
O Meu Nome É Alice (2014)
Para encerrar, ademais, a lista do Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Conhecemos Alice Howland, professora de Harvard e especialista em linguística. Em suma, ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto pessoalmente, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela descobre que tem Alzheimer.