Lauryn Hill é processada por colega de banda

A cantora Lauryn Hill foi processada por seu colega da banda The Fugees, o rapper Pras Michel, nesta última terça-feira (1). Na ação judicial, o artista alega “fraude e quebra de contrato”. No ano passado, os músicos anunciaram uma turnê pelos Estados Unidos. Contudo, o evento foi cancelado sem explicações.

Assim, Pras Michel acusa a dona de “Ex-Factor” de assumir o controle das finanças do grupo e fazer uso indevido destas. Ainda, o advogado de Michel alega que Hill “se aproveitou da situação legal difícil de Michel e o manipulou para que assinasse um contrato injusto para a turnê The Fugees 2023”. A revista americana Variety compartilhou as informações.

Além disso, constam no documento as acusações de fraude, fraude por incentivo, quebra de contrato, contabilidade, violação do dever fundiário e recusa em permitir uma auditoria da viagem do grupo. O rapper também comenta que Lauryn negou, unilateralmente, uma proposta de apresentação no festival Coachella.

Posicionamento de Lauryn Hill

Por outro lado, a artista americana se defendeu em sua conta no Instagram. Na nota divulgada, ela afirmou que o processo é “sem fundamento, repleto de acusações falsas e de ataques injustificados”. “Fiquei em silêncio e insisti porque entendi que Pras estava sob pressão devido a suas batalhas legais e que isso talvez estivesse afetando seu julgamento, estado de espírito e caráter”, continuou.

A rapper ainda afirmou que a turnê aconteceria com ou sem a banda The Fugees, mas que a inclusão do grupo foi com a intenção de ajudar Michel financeiramente. Anteriormente, em 2023, o músico se envolveu em escândalo político. Ele foi condenado pelo financiamento ilegal de uma campanha eleitoral nos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, Pras recebeu um adiantamento de US$ 3 milhões, enquanto Wyclef Jean, o outro participante do conjunto, e ela abriram mão do salário adiantado. Aliás, ainda segundo a cantora, o rapper concordou em retornar parte deste pagamento, que não aconteceu até o momento.

O cancelamento da turnê

Depois de uma série de tentativas não bem-sucedidas, o trio The Fugees, representado pelos rappers Wyclef Jean, Lauryn Hill e Pras Michel, retornou aos palcos em 2023 para uma série de shows nostálgicos. A série de apresentações celebraria os 25 anos do álbum “The Miseducation of Lauryn Hill”.

Contudo, ainda em 2023, a cantora precisou suspender os espetáculos com os colegas por problemas vocais. Na época, a estrela da black music destacou que estava com uma lesão séria e que não tinha condições de cantar. No mês seguinte, revelou:

“Como muitos de vocês devem saber, tenho lutado contra uma séria tensão vocal no último mês. Eu passei por cada show tomando prednisona prescrita, mas isso pode ser prejudicial ao corpo quando tomado em grandes quantidades por longos períodos de tempo. Para evitar qualquer efeito negativo de longo prazo na minha voz e no meu corpo, preciso tirar um tempo para permitir uma recuperação vocal real para que eu possa interromper a medicação completamente.”

Posteriormente, já em 2024, toda a turnê entre Hill e o grupo nos Estados Unidos foi cancelada sem mais explicações. O anúncio veio poucos dias da primeira data, marcada para a sexta-feira (9), em Tampa, na Flórida.

De qualquer forma, outras apresentações marcadas internacionalmente, como na Europa, em outubro, seguem oficialmente com entradas disponíveis. Não há informações se tais compromissos permanecem de pé ou se ainda também serão suspensos. Os artistas não fizeram qualquer pronunciamento oficial até o momento.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados