Cissy Houston, mãe de Whitney Houston, morre aos 91 anos

Cissy Houston, cantora gospel e mãe da icônica Whitney Houston, faleceu nesta segunda-feira (7). A artista estava passando por tratamento de Alzheimer em sua casa, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela havia acabado de completar 91 anos, em 30 de setembro deste ano.

De acordo com Pat Houston, nora de Cissy, para a agência de notícias Associated Press, a cantora estava cercada de familiares. “Nossos corações estão cheios de dor e tristeza. Perdemos a matriarca de nossa família”, disse. Ela ainda completou a nota ressaltando a contribuição da artista para o cenário musical: “Sua carreira de mais de sete décadas na música e no entretenimento permanecerá à frente de nossos corações”.

Muito mais que a mãe de Whitney Houston, quem foi Cissy Houston?

A princípio, talvez você conheça Cissy Houston apenas como mãe de Whitney Houston, que faleceu em 2012. Aliás, ela também é tia materna de Dionne Warwick e Dee Dee Warwick. No entanto, a cantora traçou uma longa carreira artística enquanto cantora dos gêneros soul e gospel.

Dessa maneira, formou o grupo Sweet Inspirations na década de 60. Na época, o conjunto foi um sucesso e chegou a dar apoio vocal para artistas como Otis Redding, The Drifters e até para sua sobrinha, Dionne. O coral também integrou a faixa “Brown Eyed Girl”, de Van Morisson.

Em 1969, as “Sweet Inspirations” se apresentaram como backing vocals de Elvis Presley, em seus shows em Las Vegas. Inclusive, é possível ouvir algumas das apresentações nos álbuns “All Shook Up” e “Live in Las Vegas”.

Além disso, nos anos 80, quando Whitney já vivia sua carreira de cantora, Cissy colaborou com a filha em algumas faixas. Por exemplo, a dupla fez sua própria versão da canção “Ain’t No Way”, originalmente cantada por Aretha Franklin. Confira um vídeo da mãe e filha em um dueto de “Me and You Against The World”, de Helen Reddy.

Por fim, Cissy ganhou dois Grammys durante sua trajetória. Sendo assim, o primeiro pelo álbum “Face to Face”, em 1997, e o segundo por “He Leadeth Me”, em 1999. Ambos os prêmios foram na categoria de “Melhor Álbum Soul Gospel Tradicional”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados