No Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro, a Avenida Paulista, receberá uma ação especial de conscientização. Das 10h às 15h, a população terá acesso a uma base de cuidados gratuita que oferecerá exames médicos e informações sobre como prevenir a trombose, uma condição que atinge milhares de brasileiros anualmente.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH) em parceria com o Centro de Doenças Tromboembólicas do Hemocentro da Unicamp (CDT), o evento será realizado no térreo do prédio da FIESP, próximo à estação de metrô Trianon-MASP. Especialistas estarão presentes para explicar os riscos e fatores que contribuem para o desenvolvimento da trombose venosa e arterial, incluindo sedentarismo, obesidade, viagens longas e o uso de anticoncepcionais. Além disso, serão oferecidos exames como o ultrassom doppler de carótida e avaliação de insuficiência venosa nas pernas.
A trombose é uma doença grave que pode resultar em complicações como embolia pulmonar, AVC e infarto, sendo uma das principais causas de óbito por doenças cardiovasculares no Brasil. “Muitos casos podem ser evitados com medidas simples, como a movimentação regular, correta hidratação e evitar o tabagismo”, alerta a hematologista Joyce M. Annichino, presidente da SBTH.
O Dia Mundial da Trombose foi criado em 2014 pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) para promover a conscientização global sobre a prevenção da trombose. No Brasil e em outros países, monumentos são iluminados em azul e vermelho para simbolizar a data.
Além da ação do dia 13, a SBTH realizará o 3º Simpósio Internacional de Trombose e Hemostasia nos dias 22 e 23 de novembro, em São Paulo, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir novas estratégias de combate à trombose.