Fernanda Torres é homenageada no Critic’s Choice Awards; saiba tudo

Nesta terça-feira (22), o Critic’s Choice distribuiu honorários por mérito de desempenho no Cinema Latino. Assim, o Brasil é representado por Fernanda Torres na categoria ‘Prêmio de Atriz – Cinema Internacional’. 

A princípio, vale ressaltar que a organização é “é um grupo de críticos de transmissão, rádio e internet. Além de jornalistas de entretenimento que avaliam filmes e documentários, além de programas de televisão com e sem roteiro.”. Destaca-se também que a organização é a maior em seu nicho profissional nos Estados Unidos e Canadá. 

Por conseguinte, dentre os diversos eventos organizados pela entidade está o Annual Celebration of Latino Cinema & Television. Isto é, a Celebração Anual da Cinema e Televisão Latina. A cerimônia ocorreu dia 22 de outubro, em Los Angeles. 

Sobretudo, a homenagem a Fernanda deve-se a sua performance no filme “Ainda Estou Aqui”, longa dirigido por Walter Salles. Sendo ele, também, a grande aposta do Brasil para o Oscar 2025.

Confira seu discurso de agradecimento

A atriz, infelizmente, não estava presente no evento devido sua agenda de lançamento do longa em questão, no Brasil. No entanto, Torres agradeceu a homenagem por vídeo. “Primeiro de tudo, eu realmente gostaria de estar com vocês hoje à noite, mas infelizmente a vida não é justa. Eu estou lançando ‘Ainda Estou Aqui’ no Brasil, então daqui, da minha cidade natal, eu gostaria agradecer profundamente a associação do Critics Choice por esse prêmio”, disse a intérprete.

“Para mim, isso é uma confirmação que sou parte da cultura que me moldou, de Gabriel García Márquez a Jorge Luis Borges, Iñárritu, Ricardo Darín, Carmen Miranda e Frida Kahlo.  Eu acho que a cultura latina é geradora de beleza, de pensamentos, de renovação. Nós brasileiros, às vezes, não nos sentimos parte, porque não falamos espanhol. Nós falamos português, mas isso é uma confirmação.”, ela adicionou. 

“Ainda Estou Aqui não é um filme sobre o passado. É estranhamente e tristemente sobre o presente. Uma reflexão sobre a normalização da violência do Estado. A dignidade, a força e a perseverança de Eunice Paiva nos levou ao filme e sinto que agora sou uma atriz diferente depois do filme”, concluiu.

@janaoncamera Brazilian actress Fernanda Torres accepting the Actress Award – International film at the 4th annual Celebration of Latino Cinema & Television. #ImStillHere #AindaEstouAqui #FernandaTorres #AtrizBrasileira #WalterSalles #janaoncamera #CCLatinoCinema #CCA ♬ original sound – Jana On Camera

Sobre “Ainda Estou Aqui”

“Ainda Estou Aqui” marca a volta de Salles ao cinema, sendo seu primeiro longa ficcional em 12 anos. Com ele, estão parceiras de longo prazo como Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente, em relação à sua mãe, Eunice Paiva.

A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira, especialmente após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, em 1971.

No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma, traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, interpreta Paiva já na velhice, com diagnóstico de Alzheimer.

Leia também: “Uma obra-prima épica”: Confira as primeiras reações de “Gladiador 2”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados