Fernanda Montenegro e Fernanda Torres: Principais filmes estrelados por mãe e filha

“Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles com protagonismo de Fernanda Torres e participação de Fernanda Montenegro, chega aos cinemas dia 7 de novembro. Assim, as atrizes, mãe e filha, voltam a trabalhar juntas mais uma vez. 

Dentre séries, peças de teatro e filmes, selecionamos algumas das mais marcantes produções cinematográficas com ambas no elenco. Afinal, uma boa maratona com essas grandes intérpretes nacionais é o esquenta perfeito para “Ainda Estou Aqui”. Confira!

O Que É Isso, Companheiro? (1997)

Primordialmente, “O Que É Isso, Companheiro?” é uma obra de grande impacto do cinema brasileiro. O longa estrela Fernanda Torres como Maria, uma militante contra a ditadura militar. Analogamente, Montenegro faz participação como Dona Margarida, mulher que denuncia o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Em suma, é sobre isso que o filme trata, a organização de Maria, contra o autoritarismo militar brasileiro, sequestra o embaixador com o intuito de ser ouvida pelo governo vigente. 

O longa, dirigido por Bruno Barreto, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

Redentor (2004)

Já em “Redentor”, a dinâmica é um pouco diferente. Montenegro interpreta Dona Isaura, a mesma personagem de Torres, a quem dá vida na época de sua juventude. Paralelamente, ressalta-se que o diretor do filme é Cláudio Torres, irmão de Fernanda e filho de Montenegro. 

O longa conta a história de um homem que acredita ter sido enviado uma missão de Deus. Isto é, salvar a alma de seu amigo corrupto, o fazendo a doar todo seu dinheiro aos pobres.  

Outrossim, Fernando Torres, marido e pai das atrizes e do diretor, faz participação na película. 

Casa de Areia (2005)

Outrossim, o filme de Andrucha Waddington, “Casa de Areia”, tem protagonismo tanto de Torres, quanto de Montenegro. Desta vez, as atrizes interpretam, de fato, mãe e filha. A película narra a relação das duas e com a natureza inóspita que as rodeia.  

“Casa de Areia” foi honrado no Festival de Sundance na categoria Filme do Mundo – Drama.

Ainda Estou Aqui (2024) 

“Ainda Estou Aqui” marca a volta de Walter Salles ao cinema, sendo seu primeiro longa ficcional em 12 anos. Com ele, estão parceiras de longo prazo como Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente, em relação à sua mãe, Eunice Paiva.

A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira, especialmente após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, em 1971.

No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma, traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, interpreta Paiva já na velhice, com diagnóstico de Alzheimer.

Leia também: Conheça a origem de “Wicked”, um dos filmes mais aguardados do ano

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados