Em 1983, Lionel Richie lançou “All Night Long (All Night)” como o lead single de seu segundo álbum de estúdio, “Can’t Slow Down”. A música foi um sucesso e chegou ao topo de três paradas musicais dos Estados Unidos em gêneros diferentes, Pop, R&B e Adulto Contemporâneo.
Aliás, no dia 12 de novembro do ano de estreia, o cantor ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Essa foi a terceira produção do astro a alcançar o marco, sendo antecedida apenas por “Truly” e “Endless Love”, sua parceria com Diana Ross.
Ao longo dos anos, a canção não perdeu a relevância. Na verdade, encontrou novos espaços na cultura pop. Isso porque “All Night Long” já foi trilha sonora de séries como éries “Brooklyn Nine-Nine”, “Os Simpsons” e “South Park” e até apareceu no episódio piloto do seriado “Miami Vice”.
Dessa maneira, confira três fatos curiosos sobre esse clássico que marcou a carreira de Richie!
Lionel Richie demorou para concluir a música
Embora o cantor já tivesse praticamente toda a composição pronta, ele não conseguia encontrar a frase de destaque da faixa. Segundo Lionel, em entrevista à CNN (via Songfacts), ele levou cerca de dois meses para concluir o hit. “Eu simplesmente não conseguia criar o final. Eu tinha tudo, os versos, a parte do meio, tudo. Levei uma eternidade para encontrá-lo em minha mente e, finalmente, uma noite, os céus se abriram e a ideia surgiu.”
O cantor inventou um idioma?
Durante a canção, Richie canta frases em idiomas diferentes. Por exemplo, ele arranha um pouco de espanhol ao introduzir a palavra “Fiesta” na composição. No entanto, na tentativa de diversificar ainda mais a produção, o cantor acabou, praticamente, criando um idioma próprio.
“Eu queria uma expressão em sualí ou africano que dissesse ‘festa animada’. Falei com meus amigos das Nações Unidas e contei a eles o que eu queria. Eles disseram, ‘Lionel, existem 101 dialetos africanos’. Então, eu desliguei o telefone e apenas inventei”, contou o artista à revista Rolling Stone.
Os trechos em questão são os versos “Tam bo li de say de moi ya” e “Jambo jumbo”.
Uma participação especial
Por fim, a famosa produção ainda contou com uma colaboração especial. Antes de alcançar o estrelato como cantor e compositor, um jovem Richard Marx fez apoio vocal para Lionel Richie. Posteriormente, ele ficou conhecido por sucessos como “Don’t Mean Nothing” e “Right Here Waiting”.