Rita Lee e Roberto de Carvalho serão homenageados no Prêmio UBC, organizado pela União Brasileira dos Compositores. Assim, esta será a primeira vez que o evento reconhecerá dois artistas, sendo um deles de maneira póstuma.
Sobretudo, a homenagem igualmente acontecerá de forma inédita, ocupando o Teatro B32, em São Paulo, no dia 4 de dezembro. Por lá, outros grandes nomes da indústria sonora nacional igualmente marcarão presença para prestar tributos aos dois.
Sobre a decisão, o diretor-executivo da UBC, Marcelo Castello Branco, comentou: “Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem.”
Entre os convidados, Fernanda Abreu, Pitty, Carol Biazin, Zé Ibarra e Kell Smith vão interpretar “Saúde”, “On The Rocks”, “Amor e Sexo”, “Mania de Você” e “Vírus do Amor”, conforme antecipado pela Billboard Brasil.
Ademais, a banda da Rainha do Rock, juntamente de seu filho Beto Lee, igualmente acompanharão o evento.
Sobre o Prêmio UBC, artistas como Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso também já foram exaltados. A primeira edição aconteceu em 2017.
Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia antes de morrer
Uma das maiores cantoras brasileiras, Rita Lee, faleceu em maio do ano passado, mas, ainda assim, deixou muitos projetos em andamento. Segundo Roberto de Carvalho, um destes trabalhos tem ligação com uma música que a Rainha do Rock Brasileiro deixou para Maria Bethânia antes de morrer.
Em entrevista ao podcast Corredor 5, ele afirmou: “Fiz uma música para uma letra que a Rita tinha escrito antes… e eu também tinha a maior dificuldade de fazer a música dessa letra, difícil. E a Rita tinha falado: ‘Quando você conseguir fazer a música, se eu já tiver ido, dê para Bethânia’, e assim eu fiz”.
Ver essa foto no Instagram
O guitarrista comentou ainda que, apesar do lançamento de diversos projetos póstumos, ele sente que durante a sua trajetória ao lado de sua esposa, os dois fizeram tudo o que tiveram vontade e não faltou lançar mais nada.
Além disso, Roberto lançou recentemente uma versão do clássico “Volare” na voz de Rita Lee. Sem falar no livro de ficção que a editora Globo Livros anunciou.
Por fim, leia também: Show histórico de Rita Lee na Argentina é lançado nas plataformas