O Dia do Atleta é lembrado neste sábado (21). A data comemorativa existe desde 1961, obra do então presidente da República, Jânio Quadros. Conforme o texto do decreto que o instituiu, “os atletas brasileiros elevam o nome deste País no estrangeiro”.
A afirmação não poderia ser mais verdadeira no ano da Olimpíada de Paris-2024. O Time Brasil conquistou 20 medalhas, uma a menos que o recorde de Tóquio-2020. Mas não foi só na capital francesa que teve brasileiro fazendo bonito no esporte.
Por isso, fizemos uma lista de alguns dos melhores do ano (veja abaixo). A seleção é encabeçada pelos atletas olímpicos, mais especificamente, pela ginasta Rebeca Andrade. Aos 25 anos, ela fez a americana Simone Biles se curvar e se tornou a atleta nacional com mais medalhas em Jogos (6).
A segunda a ser destacada é Beatriz Souza. A judoca fez o Brasil chorar de alegria ao botar o primeiro ouro verde-amarelo no quadro de medalhas de Paris. Para isso, aliás, Bia derrotou ao longo do caminho todo o resto do pódio, numa consagração inconteste.
Fechando o top-3, a terceira e última medalha dourada nos Jogos Olímpicos: Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia. A dupla devolveu o Brasil ao topo da areia oito anos depois da vitória de Alison e Bruno na Rio-2016.
Daqui por diante, qualquer rankeamento fica difícil. Entretanto, o que dizer da prata de Caio Bonfim na marcha atlética, um feito inédito. No surfe, Tatiana Weston-Webb também garantiu uma medalha prateada para casa, numa diferença mínima para a primeira colocada.
Completam nossa lista: Luiz Henrique (futebol), Rayssa Leal (skate), Gabriel Bortoleto (automobilismo), Bia Haddad Maia (tênis) e Lucas Braathen (esqui alpino).
Dia do Atleta – TOP-10: melhores atletas brasileiros de 2024
- Rebeca Andrade (ginástica artística)
- Beatriz Souza (judô)
- Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia)
- Caio Bonfim (marcha atlética)
- Tatiana Weston-Webb (surfe)
- Luiz Henrique (futebol)
- Rayssa Leal (skate)
- Gabriel Bortoleto (automobilismo)
- Bia Haddad Maia (tênis)
- Lucas Braathen (esqui alpino)
Menções honrosas: Isaquias Queiroz (canoagem), Willian Lima (judô), Alison dos Santos (atletismo), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Ana Sátila (canoagem).