O natal está se aproximando e, analogamente, a procura pelo presente perfeito se intensifica. Se você tem um leitor na sua vida ou já pensou em presentear um amigo/ familiar com um livro, este é o lugar perfeito para você! Afinal, a leitura abrange os mais diferentes gostos e promove uma experiência única para cada pessoa.
Assim, com intuito de incentivar a leitura – e claro, te ajudar a encontrar um ótimo presente – a Alpha FM reuniu um guia de livros completo para você escolher o que dar de recordação neste natal para aquela pessoa especial.
A Amiga Genial – Elena Ferrante
Gênero: Ficção literária; Romance de formação (bildungsroman)
Primordialmente, recomendamos “A Amiga Genial”, o primeiro livro da tetralogia napolitana de Elena Ferrante – a autora mantém sua identidade em segredo desde o início de sua carreira, e assina suas obras com este pseudônimo. No entanto, com magistralidade, Ferrante imerge o leitor em sua prosa quase tangível.
O livro recomendado foi, este ano, nomeado como o Melhor Livro do Século XXI pela New York Times. Em suma, “A Amiga Genial” apresenta Lenu, a narradora, e Lila, sua amiga. A obra cobre a infância das protagonistas até os 16 anos, mergulhando no imaginário infantil e na relação de duas meninas diretamente afetadas pela pobreza e pela violência do bairro de Nápoles, onde moram.
Intermezzo – Sally Rooney
Gênero: Romance psicológico; Drama
Outrossim, uma das mais notáveis autoras de sua geração, Sally Rooney, retornou ao coração dos leitores com seu novo romance “Intermezzo”.
O livro adentra na relação conflituosa dos irmãos Koubek, que não poderiam ser mais diferentes. Após a perda de seu pai – a única coisa os mantinham unidos –, Peter e Ivan embarcam em uma jornada, intra e interpessoal, para clamar sua irmandade.
Conclave – Robert Harris
Gênero: Ficção literária; Suspense
“Conclave” é uma ficção tão bem descrita que parece um livro de memórias. Isto é, na obra de Robert Harris adentramos em um conclave, cerimônia de seleção papal. Contudo, o que parece ser um ritual sagrado, é repleto de intrigas e reviravoltas.
“Conclave” teve adaptação para as telonas com a participação de Ralph Fiennes e Stanley Tucci. O filme – que é um dos mais bem cotados para o Oscar – chega aos cinemas brasileiros dia 23 de janeiro de 2025.
Pequenas Coisas Como Estas – Claire Keegan
Gênero: Ficção literária; Romance
Ainda mais, Claire Keegan nos leva à Irlanda de 1985 neste romance impactante. “Pequenas Coisas Como Essas” segue Bill Furlong, um carvoeiro que se depara com uma descoberta perturbadora em um convento local.
Em síntese, a obra aborda os desafios internos do personagem em confrontar seus próprios traumas por um bem maior.
O Reformatório Nickel – Colson Whitehead
Gênero: Ficção histórica; Romance de formação (bildungsroman)
Colson Whitehead narra a história de Elwood Curtis, um jovem negro que, na década de 1960, é enviado ao Reformatório Nickel. A instituição para menores, contudo, é repleta de racismo e brutalidade.
O romance é inspirado em eventos reais e explora cicatrizes físicas e emocionais, consequências por um sistema opressor. “O Reformatório Nickel” é vencedor do Prêmio Pulitzer de 2020.
Ainda Estou Aqui – Marcelo Rubens Paiva
Gênero: Memórias; Histórico
Em um relato comovente e pessoal, Marcelo Rubens Paiva revisita a história de sua mãe, Eunice Paiva, que perdeu seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.
“Ainda Estou Aqui” está agora nas telonas com direção de Walter Salles e conta com protagonismo de Fernanda Torres. O longa brasileiro foi indicado ao Globo de Ouro e promete levar o país de volta ao Oscar.
Sussurros do passado – Charlie Donlea
Gênero: Ficção literária; Suspense; Crime
Por conseguinte, para os leitores amantes de suspense, Charlie Donlea é um nome familiar. Em mais um um thriller envolvente, Donlea nos apresenta Sloan Hastings, estudante que, quando decide mergulhar em seu passado, acaba se deparando com seu pior pesadelo.
Sonny Boy – Al Pacino
Gênero: Autobiografia
Na sua autobiografia intimista, Al Pacino reflete sobre sua vida e carreira. “Sonny Boy” promete narrar suas vivências de Al desde a infância no Bronx, bairro de Nova Iorque, ao tão desejado estrelato. Bem como, suas primeiras inclinações artísticas que o levaram a paixão pelo ofício como intérprete.
O ator, que hoje tem 83 anos, estrelou na trilogia do “Poderoso Chefão”, um marco na história do cinema. Ademais, dentre os títulos em seu currículo estão “Scarface” e “Um Perfume de Mulher”.
“Estas são as memórias de um homem que não tem mais nada a temer nem a esconder.”
Deus na escuridão – Valter Hugo Mãe
Gênero: Ficção literária; Romance, Drama
Em seu mais recente romance, Valter Hugo Mãe adentra no interior do amor fraterno. Rodeados pela natureza da Ilha da Madeira, conhecemos Pouquinho e Felicíssimo, irmãos que não tem uma relação usual mas que é repleta de afeição e cuidado.
De onde eles vêm – Jeferson Tenório
Gênero: Ficção literária; Romance de formação (bildungsroman)
Após o sucesso de “O Avesso da Pele”, Jeferson Tenório retorna com “De onde eles vêm”. Dessa forma, o autor adentra na vida de Joaquim, que vive em um ambiente hostil, onde o jovem, desempregado e órfão, tem que cuidar do avô doente.
Contudo, meio os obstáculos, Joaquim encontra alento na leitura e na necessidade do estudo para sua formação.
Leia também: Ainda Estou Aqui entra na lista de pré-indicados ao Oscar 2025