Natal: o guia de livros perfeitos para presentear um leitor

O natal está se aproximando e, analogamente, a procura pelo presente perfeito se intensifica. Se você tem um leitor na sua vida ou já pensou em presentear um amigo/ familiar com um livro, este é o lugar perfeito para você! Afinal, a leitura abrange os mais diferentes gostos e promove uma experiência única para cada pessoa. 

Assim, com intuito de incentivar a leitura – e claro, te ajudar a encontrar um ótimo presente –  a Alpha FM reuniu um guia de livros completo para você escolher o que dar de recordação neste natal para aquela pessoa especial. 

A Amiga Genial – Elena Ferrante 

Gênero: Ficção literária; Romance de formação (bildungsroman)

Primordialmente, recomendamos “A Amiga Genial”, o primeiro livro da tetralogia napolitana de Elena Ferrante –  a autora mantém sua identidade em segredo desde o início de sua carreira, e assina suas obras com este pseudônimo. No entanto, com magistralidade, Ferrante imerge o leitor em sua prosa quase tangível. 

O livro recomendado foi, este ano, nomeado como o Melhor Livro do Século XXI pela New York Times. Em suma, “A Amiga Genial” apresenta Lenu, a narradora, e Lila, sua amiga. A obra cobre a infância das protagonistas até os 16 anos, mergulhando no imaginário infantil e na relação de duas meninas diretamente afetadas pela pobreza e pela violência do bairro de Nápoles, onde moram. 

“As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor.”

Intermezzo – Sally Rooney 

Gênero: Romance psicológico; Drama

Outrossim, uma das mais notáveis autoras de sua geração, Sally Rooney, retornou ao coração dos leitores com seu novo romance “Intermezzo”. 

O livro adentra na relação conflituosa dos irmãos Koubek, que não poderiam ser mais diferentes. Após a perda de seu pai – a única coisa os mantinham unidos –, Peter e Ivan embarcam em uma jornada, intra e interpessoal, para clamar sua irmandade. 

“Para os dois irmãos enlutados e as pessoas que eles amam, esse é um novo intermezzo ― um interlúdio de desejo, desespero e possibilidades ―, uma oportunidade de descobrirem o que uma vida pode conter sem se quebrar.”

Conclave – Robert Harris

Gênero: Ficção literária; Suspense

“Conclave” é uma ficção tão bem descrita que parece um livro de memórias. Isto é, na obra de Robert Harris adentramos em um conclave, cerimônia de seleção papal. Contudo, o que parece ser um ritual sagrado, é repleto de intrigas e reviravoltas.

“Conclave” teve adaptação para as telonas com a participação de Ralph Fiennes e Stanley Tucci. O filme – que é um dos mais bem cotados para o Oscar – chega aos cinemas brasileiros dia 23 de janeiro de 2025. 

“O palco está armado para o confronto. Um romance instigante em que o poder de Deus é quase igualado à ambição dos homens.”

Pequenas Coisas Como Estas – Claire Keegan 

Gênero: Ficção literária; Romance

Ainda mais, Claire Keegan nos leva à Irlanda de 1985 neste romance impactante. “Pequenas Coisas Como Essas” segue Bill Furlong, um carvoeiro que se depara com uma descoberta perturbadora em um convento local.

Em síntese, a obra aborda os desafios internos do personagem em confrontar seus próprios traumas por um bem maior. 

“Nenhuma palavra é desperdiçada na pequena e polida jóia de romance de Keegan, uma espécie de miniatura dickensiana”. 

O Reformatório Nickel – Colson Whitehead

Gênero: Ficção histórica; Romance de formação (bildungsroman) 

Colson Whitehead narra a história de Elwood Curtis, um jovem negro que, na década de 1960, é enviado ao Reformatório Nickel. A instituição para menores, contudo, é repleta de racismo e brutalidade. 

O romance é inspirado em eventos reais e explora cicatrizes físicas e emocionais, consequências por um sistema opressor. “O Reformatório Nickel” é vencedor do Prêmio Pulitzer de 2020. 

“Entre os detalhes desumanos e indizíveis das leis Jim Crow, que coloca os negros à mercê das decisões racistas dos brancos, o destino desses meninos será determinado pelo que eles aguentaram no Nickel.”

Ainda Estou Aqui – Marcelo Rubens Paiva

Gênero: Memórias; Histórico

Em um relato comovente e pessoal, Marcelo Rubens Paiva revisita a história de sua mãe, Eunice Paiva, que perdeu seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. 

“Ainda Estou Aqui” está agora nas telonas com direção de Walter Salles e conta com protagonismo de Fernanda Torres. O longa brasileiro foi indicado ao Globo de Ouro e promete levar o país de volta ao Oscar. 

“Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas…Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras.”

Sussurros do passado – Charlie Donlea

Gênero: Ficção literária; Suspense; Crime

Por conseguinte, para os leitores amantes de suspense, Charlie Donlea é um nome familiar. Em mais um um thriller envolvente, Donlea nos apresenta Sloan Hastings, estudante que, quando decide mergulhar em seu passado, acaba se deparando com seu pior pesadelo.

“Seu passado está tentando sussurrar as respostas de que ela precisa, mas há alguém disposto a tudo para manter o segredo…”

Sonny Boy – Al Pacino 

Gênero: Autobiografia  

Na sua autobiografia intimista, Al Pacino reflete sobre sua vida e carreira. “Sonny Boy” promete narrar suas vivências de Al desde a infância no Bronx, bairro de Nova Iorque, ao tão desejado estrelato. Bem como, suas primeiras inclinações artísticas que o levaram a paixão pelo ofício como intérprete.

O ator, que hoje tem 83 anos, estrelou na trilogia do “Poderoso Chefão”, um marco na história do cinema. Ademais, dentre os títulos em seu currículo estão “Scarface” e “Um Perfume de Mulher”.

“Estas são as memórias de um homem que não tem mais nada a temer nem a esconder.”

Deus na escuridão – Valter Hugo Mãe 

Gênero: Ficção literária; Romance, Drama  

Em seu mais recente romance, Valter Hugo Mãe adentra no interior do amor fraterno. Rodeados pela natureza da Ilha da Madeira, conhecemos Pouquinho e Felicíssimo, irmãos que não tem uma relação usual mas que é repleta de afeição e cuidado. 

“Um manifesto de lealdade e resiliência assinado com a maestria literária que tornou Valter Hugo Mãe um dos mais laureados autores do nosso tempo.”

De onde eles vêm – Jeferson Tenório

Gênero: Ficção literária; Romance de formação (bildungsroman)

Após o sucesso de “O Avesso da Pele”, Jeferson Tenório retorna com “De onde eles vêm”. Dessa forma, o autor adentra na vida de Joaquim, que vive em um ambiente hostil, onde o jovem, desempregado e órfão, tem que cuidar do avô doente.

Contudo, meio os obstáculos, Joaquim encontra alento na leitura e na necessidade do estudo para sua formação. 

“Este é o retrato de uma jornada feita de obstáculos num momento em que políticas para amenizar desigualdades eram vistas como problema, não como possibilidade de solução.”

Leia também: Ainda Estou Aqui entra na lista de pré-indicados ao Oscar 2025

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados