No último domingo (05), uma das principais premiações cinematográficas, o Globo de Ouro, aconteceu em Los Angeles. Assim, as maiores produções do cinema e da televisão foram condecoradas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association).
No segmento de TV, uma série brilhou entre os vencedores. Esta é “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”, produção que levou quatro prêmios para casa.
Dessa maneira, conheça alguns fatos sobre o seriado!
“Xógum” foi gravado no Canadá
Sim! Por mais que a série trate sobre o Japão no século XVII, “Xógum” foi inteiramente gravado em Port Moody, uma cidade canadense, província de Colúmbia Britânica. Isto porque, devido à pandemia de COVID-19, levar a grande produção para o país asiático se tornou inviável, segundo o showrunner Justin Marks.
A produção mais cara da história da FX
Ainda mais, a produtora FX, subsidiaria da Disney, desembolsou um grande orçamento para a criação da série. O valor não divulgado foi o mais alto já investido pela colaboradora.
Figurinos feitos à mão
Outrossim, os figurinos, honrados no Emmy Awards por sua qualidade, foram feitos à mão para “Xógum”. O figurinista Carlos Rosario afirmou que cada uma das peças mostradas nas telas foi feita artesanalmente e seguia um padrão de cor para seu respectivo personagem.
Conselheiros japoneses? Entenda!
Por fim, para garantir uma retratação fidedigna da cultura e história japonesa, especialistas de diversas áreas serviram como conselheiros para a construção do seriado. Dessa forma, foram minuciosamente estudados os movimentos feitos pelos atores, os figurinos foram revisados e a forma de falar e comer foi examinada com o intuito de trazer maior precisão histórica e cultural.
Sinopse de “Xógum”
A produção se passa no Japão, especificamente em um momento delicado dentro da história nipônica. Estamos falando da Era dos Estados Combatentes, um momento em que o país se viu dividido, precisando lidar com movimentações políticas e conflitos bélicos.
Apesar de explorar a história oriental, o protagonista é um navegador inglês, que por um acaso desembarca no Japão. John Blackthorne acaba envolvido nas intrigas políticas e precisa sobreviver.