Nesta quarta-feira (8), David Bowie completaria 78 anos! Durante suas mais de cinco décadas no mundo da música, o Camaleão do Rock construiu uma discografia diversa, que vai desde “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (1972) até o icônico “Blackstar” (2016).
Entre seu catálogo de músicas estão hits como “Heroes”, “Let’s Dance”, “Fame” e muitas outras. Com tantas canções inesquecíveis feitas ao longo de sua carreira, fica difícil escolher uma favorita. Por isso, o jornal The Guardian nos ajudou e elencou as 50 melhores faixas de Bowie. A fim de celebrar o aniversário do saudoso astro, confira as primeiras dez colocações dessa seleção!
As 10 melhores músicas de David Bowie, segundo o The Guardian
- “Sound and Vision”
- “Ashes to Ashes”
- “Station to Station”
- “Life On Mars?”
- “Heroes”
- “Sweet Thing/Candidate/Sweet Thing (Reprise)”
- “Young Americans”
- “Oh! Your Pretty Things”
- “Tis a Pity She Was a Whore”
- “Drive-In Saturday”
Sobre “Sound and Vision”
Lançada em 1977, “Sound and Vision” foi o primeiro single do décimo primeiro álbum de estúdio de Bowie, “Low”. A faixa foi escrita e co-produzida por Bowie. Além dele, a produção também ficou por conta do músico Tony Visconti.
Aliás, os vocais do rockstar não são os únicos a aparecerem na gravação. Isso por que o produtor Brian Eno e a então mulher de Visconti, a cantora Mary Hopkin, conhecida por “Those Were The Days”, de 1968, gravaram os backing vocals da faixa.
Embora seja considerada uma das músicas mais pop do álbum, “Sound and Vision” não é uma gravação convencional. Por exemplo, a voz de David demora mais de um minuto para aparecer na faixa. Antes disso, o ouvinte é apresentado apenas com os instrumentais e os vocais de fundo.
Segundo o The Guardian, que considera esta a melhor canção de Bowie, esta é “ao mesmo tempo, uma fantástica música pop e um ato de ousadia artística”. Ainda, o veículo afirma que a gravação é “completamente original, nada em seu som remete aos anos 70”. “Sua magia parece resumir Bowie”, conclui.