O Oscar 2025 está cada vez mais próximo! Com a revelação das indicações marcada para a próxima quinta-feira (23), e a premiação ficando para o dia 2 de março, as expectativas só aumentam.
Mas você se lembra da última edição? Quem foi o destaque da noite e levou mais prêmios? Pois bem, para refrescar a memória e esquentar para a premiação que se aproxima, a Alpha fez um resumo sobre os filmes que foram destaque na cerimônia do ano passado. Confira!
Oppenheimer
Primordialmente, é essencial citar o maior vencedor da noite: “Oppenheimer”. O filme de Christopher Nolan, que, aliás, venceu o prêmio de Melhor Diretor pelo longa, foi indicado a 13 categorias. Por conseguinte, a película levou sete dessas condecorações para a estante.
As principais vitórias de “Oppenheimer” foram: Melhor Filme, Melhor Diretor (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.).
Já nas categorias técnicas, o filme faturou com Melhor Trilha Sonora (Ludwig Göransson), Melhor Cinematografia (Hoyte van Hoytema) e Melhor Edição (Oppenheimer).
Sinópse oficial:
O físico J. Robert Oppenheimer trabalha com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, levando ao desenvolvimento da bomba atômica.
Pobre Criaturas
Outrossim, “Pobres Criaturas” também brilhou na 96ª edição da premiação.
Sobretudo, ressalta-se a vitória de Emma Stone no predicamento de Melhor Atriz por seu protagonismo no longa. Ademais, a película de Yorgos Lanthimos levou a honraria de Melhor Maquiagem (Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston), Melhor Design de Produção (James Price, Shona Heath e Zsuzsa Mihalek) e Melhor Figurino (Holly Waddington).
“Pobres Criaturas” foi indicado para 11 prêmios.
Sinópse oficial:
A jovem Bella Baxter é trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Querendo ver mais do mundo, ela foge com um advogado e viaja pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella exige igualdade e libertação.
Zona de Interesse
Por fim, “Zona de Interesse”, filme de Jonathan Glazer, surpreendeu e acabou se tornando o terceiro filme mais honrado no Oscar de 2024, levando duas das suas cinco indicações. Sendo estas: Melhor Som (Johnnie Burn e Tarn Willers) e Melhor Filme Estrangeiro.
Sinópse oficial:
Durante a Segunda Guerra Mundial, o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua esposa, Hedwig, se esforçam para construir uma vida idílica para sua família em uma casa vizinha ao campo de concentração.
Leia também: “Ainda Estou Aqui” tem vantagem surpresa no Oscar, segundo especialista; entenda