Aniversário de São Paulo: 5 músicas que homenageiam a cidade

Neste dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 471 anos!

Neste dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 471 anos de muita história! Conforme relembrado por órgãos oficiais, o município foi fundado em 1554, após a construção de um colégio jesuíta realizada por doze padres, dentre eles os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

De lá para cá, São Paulo se transformou em uma megametrópole, com mais de 11 milhões de habitantes. Alguns deles se tornaram ícones da música brasileira e, para isso, tiveram uma ‘ajudinha’ da capital, que se tornou uma fonte de inspiração para grandes composições existentes.

Abaixo, confira:

Aniversário de São Paulo: 5 músicas que homenageiam a cidade

“As Minas de Sampa” – Rita Lee

Nascida na região de Higienópolis, a saudosa cantora Rita Lee nunca escondeu seu amor por São Paulo. Assim, surgiu a música “As Minas de Sampa”, uma espécie de autobiografia para expressar a admiração pelo seu local de nascença.

“Não Existe Amor em SP” – Criolo

O verso “Não existe amor em SP”, que também dá nome à canção, já serviu de legenda para diversas publicações nas redes sociais de paulistanos. Sobre o significado da faixa, Criolo comentou:

Então eu tinha 30 e alguma coisa [quando fez a música]. São três décadas e alguma coisa de como é a cidade tratar uma pessoa e sua família, e a cor da pele da sua família, e a história de vida e a cultura de sua família que vem de outros Estados. Tudo isso se mistura e se condensa e você percebe como a cidade trata esse tipo de cidadão.”

“São São Paulo” – Tom Zé

Tom Zé produziu “São São Paulo” quando a capital ainda tinha oito milhões de habitantes, em meados da década de 60. Mesmo lá atrás, o compositor já enxergava a imensidão da cidade, desde os moradores até suas construções.

“Sampa” – Caetano Veloso

Com letras de amor e reflexão, Caetano Veloso também separou um pedaço de sua discografia para falar sobre São Paulo. Em entrevista ao programa SP1, da TV Globo, ele afirmou que considera “Sampa” como um hino da capital.

“Sampa no Walkman” – Engenheiros do Hawaii

Por fim, “Sampa no Walkman”, dos Engenheiros do Hawaii, também explora a diversidade da conhecida “Selva de Pedras”, refletindo sobre a existência de ‘várias cidades’ em SP, bem como a correria que o local carrega na essência.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados