Em 30 de janeiro, o Brasil celebra o Dia da Saudade. A data separa um momento do calendário para relembrar e homenagear entes queridos que já se foram.
Em 2024, grandes nomes da indústria musical infelizmente nos deixaram. Então, para manter suas respectivas artes vivas, confira abaixo:
Dia da Saudade: 7 grandes artistas que nos deixaram recentemente
John Sykes, ex-guitarrista do Whitesnake
John Sykes, conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda Whitesnake, faleceu aos 65 anos, em 20 de janeiro de 2025.
O astro juntou-se ao Whitesnake durante a década de 80 e co-escreveu e coproduziu o sétimo disco da banda, o homônimo “Whitesnake”. Nele, estão alguns dos maiores hits do conjunto, como “Is This Love” e “Here I Go Again”. Aliás, em 1985, Sykes veio ao Brasil para participar da primeira edição do Rock in Rio junto ao grupo. John também participou das bandas Thin Lizzy e Blue Murder.
Agnaldo Rayol, cantor e apresentador brasileiro
O cantor Agnaldo Rayol morreu 4 de novembro de 2024.
O artista tinha 86 anos e faleceu no hospital, após uma queda em seu apartamento durante a madrugada. Durante a carreira, músico disponibilizou um repertório extenso na música romântica, especialmente com versões de canções italianas, como “Mia Gioconda” e “Tormento D’Amore”.
Quincy Jones, famoso produtor musical
Quincy Jones, tido como uma lenda da música, nos deixou em 3 de novembro de 2024.
Entre os destaques de sua vida, ele foi o responsável por produzir alguns dos álbuns mais memoráveis de Michael Jackson, como “Off The Wall”, “Thriller” e “Bad”. Produziu também “We Are The World” para o projeto que reuniu dezenas de estrelas da música, em 1985, para arrecadar fundos para a luta contra a pobreza na África. Por fim, o músico carregou uma extensa lista de premiações, que inclui 28 Grammys, 2 Oscars honorários e um Emmy.
Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden
Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos em 21 de outubro de 2024.
O músico teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais.
Liam Payne, integrante do One Direction
Liam Payne, integrante da boyband One Direction, morreu aos 31 anos em 16 de setembro de 2024. O astro caiu da sacada de um hotel na Argentina.
Os quatro outros integrantes da banda publicaram notas individuais, além de uma em conjunto, sobre o falecimento do cantor.
Tito Jackson, integrante do Jackson 5 e irmão de Michael Jackson
O artista americano Tito Jackson morreu aos 70 anos em 15 de setembro de 2024.
Irmão de Michael Jackson e integrante do grupo The Jacksons, Tito teria sofrido um ataque cardíaco enquanto dirigia, segundo informações do site Entertainment Tonight.
Sérgio Mendes, cantor e ícone da música brasileira
Por fim, Sérgio Mendes nos deixou em 5 de setembro de 2024.
Em vida, Mendes dedicou seu tempo à indústria musical em mais de seis décadas. Assim, ficou responsável por espalhar a música brasileira ao exterior – feito que fez com êxito. Como exemplo, o compositor deu origem ao sucesso “Mas Que Nada“, interpretado por Jorge Ben Jor. Para se ter uma ideia, a canção ganhou uma releitura através da famosa banda americana Black Eyed Peas na década de 2000.