Nesta terça-feira (11), começa oficialmente a votação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para decidir os vencedores do Oscar 2025. O cronograma foi adiado há um tempo atrás por conta dos incêndios em Los Angeles, tanto é que os indicados à premiação só ganharam uma divulgação no dia 23 de janeiro.
A votação fica aberta até a próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro. São cerca de 10 mil votantes em todo o mundo, e a lista inclui brasileiros, como Selton Mello, Walter Salles e Fernanda Montenegro. Os três participam de “Ainda Estou Aqui”, representante do Brasil na edição deste ano do Oscar. O longa recebeu, inclusive, três indicações nas seguintes categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
O projeto é uma das grandes apostas, especialmente após as polêmicas que “Emilia Pérez” se envolveu. O longa financiado pela Netflix recebeu 13 indicações, mas perdeu força após as declarações controversas de Karla Sofía Gascon, a atriz protagonista.
Como funciona a escolha dos filmes vencedores?
Como é de se imaginar, são centenas de filmes elegíveis ao prêmio.
Então, os membros da academia são obrigados a assistir a todos? A resposta é não, e é aí que entra um dilema. Para os filmes chamarem a atenção da Academia, os estúdios cinematográficos promovem grandes campanhas, com eventos, premieres, capas de revistas, grandes banners, entre outros… Desse modo, os estúdios com mais dinheiro e que, desse modo, conseguem chamar mais atenção são, naturalmente, mais reconhecidos.
Na hora de calcular os votos, depositados online na plataforma da Academia, uma empresa terceirizada, a PricewaterhouseCoopers, utiliza de seu método interno para a contagem.
Por conseguinte, na hora de escolher os vencedores, cada um dos membros vota em todas as categorias, diferente das indicações, onde membros de cada segmento votam condizentemente com a sua profissão. Assim, na maioria das categorias, quem tem mais votos vence.
No entanto, para Melhor Filme, o vencedor é escolhido pelo método preferencial e podem ocorrer diversas rodadas de votação para chegar à conclusão do condecorado final.
Leia também: Oscar 2025: relembre em qual categoria O Diário de Bridget Jones recebeu uma nomeação