Em janeiro de 2025, “Flow”, animação independente da Letônia, superou grandes estúdios como a Disney, Pixar e DreamWorks no Globo de Ouro, vencendo a categoria de Melhor Animação. Desde então, a consagração do longa-metragem só aumentou, recebendo não uma, mas duas indicações ao Oscar, como Melhor Animação e Melhor Filme Internacional – disputando com “Ainda Estou Aqui”. O filme se tornou o primeiro de seu país de origem a chegar à maior honraria do cinema.
Confira, então, uma série de curiosidades sobre “Flow”, obra de Gints Zilbalodis, e um dos grandes favoritos a vencer o prêmio para filmes animados e que, mesmo se não vencer, já se tornou um dos mais importantes marcos da cultura letã no mundo.
Produção independente e pequena
Primordialmente, ressalta-se o pequeno custo e o número limitado de profissionais envolvidos no filme. “Flow” teve um investimento de U$S 3,5 milhões, utilizando apenas 50 membros para sua produção completa.
Em adição, a animação foi inteiramente construída no software gratuito Blender, programa 3D de código aberto, tendo sido financiada com o apoio estatal e organizacional da Letônia, França e Bélgica.
Recorde de audiência
Outrossim, desde o lançamento em seu país de origem, no dia 28 de agosto, o filme de Zilbalodis se tornou o mais assistido na história do cinema letão, recebendo 300 mil espectadores em salas de exibição.
Exposição cultural
Por conseguinte, o efeito do sucesso de “Flow” tomou a Letônia das mais diversas maneiras. Em frente a um dos mais importantes pontos turísticos da capital, Riga, o Monumento da Liberdade, foi erguida uma escultura, assinada pelo artista plástico Kristaps Andersons, do gatinho preto protagonista do longa.
Ainda mais, a estatueta do Globo de Ouro, vencida no dia 5 de janeiro de 2025, está em exibição no Museu Nacional de Arte da Letônia, tendo atraído por volta de 16 mil visitantes, que passaram para dar uma olhadinha no prêmio histórico.

Confira a sinopse oficial e o trailer de “Flow”
“Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é devastado por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco povoado por várias espécies, e tem que se unir a elas apesar de suas diferenças.”
“Flow” estreia no Brasil nesta quinta-feira (20). Para conferir informações sobre ingressos e programações, clique aqui.
Leia também: Como “O Brutalista” se tornou um dos filmes mais ambiciosos da última década?