Um show inédito do Led Zeppelin chegou a público nesta semana. Com 13 minutos, o vídeo traz imagens de uma apresentação da banda ocorrida em Copenhague, na Dinamarca, em julho de 1979.
Como compartilhado pela Classic Rock, o fã Lennart Ström quem filmou o concerto com uma câmera de filme Super 8. Posteriormente, o registro foi digitalizado pela empresa americana Reel Revival Film e corrigido em cores pelo The Pink Floyd Research Group, além de sincronizado com uma gravação de áudio já existente.
Ao site Led Zeppelin News, o admirador contou:
“Não tivemos problemas para entrar com a câmera no show, ela era bem pequena e acho que a levei na parte de trás da minha calça. Naquela época, filmar não era algo tão comum. Eles se preocupavam mais em procurar equipamentos de áudio. Guardei esse filme em uma gaveta todos esses anos”, ele acrescenta. [Fiz] uma cópia digital, não tão boa, mas não consigo encontrá-la. [Mostrei] para alguns amigos, guitarristas, que ficaram malucos. E isso era a versão sem som.”
O vídeo contém trechos das faixas “The Song Remains The Same”, “Black Dog”, “Nobody’s Fault But Mine”, “Over The Hills And Far Away”, “Misty Mountain Hop”, “Since I’ve Been Loving You”, “No Quarter”, “Hot Dog”, “Rain Song”, “Stairway To Heaven” e “Whole Lotta Love”, além de um solo de Jimmy Page. Assista abaixo ou no canal ledzepfilm:
Led Zeppelin nos cinemas
Pela primeira vez de maneira autorizada pela banda, a história do Led Zeppelin virou um documentário. Intitulado “Becoming Led Zeppelin”, o filme explora as origens dos músicos e a jornada do grupo até o sucesso. Tópicos como as primeiras turnês e a criação dos primeiros álbuns também são abordados na produção, dirigida por Bernard MacMahon.
O documentário chega ao Brasil em breve. Os fãs poderão assisti-lo nos cinemas brasileiros no dia 27 de fevereiro. Veja o trailer abaixo: