Em comemoração aos 40 anos de lançamento, “Purple Rain”, estreia de Prince nas telonas, voltará a cinemas para exibição única. O longa, dirigido por Albert Magnoli, foi lançado em 1984 e contou com trilha sonora inédita do astro.
A produção chegará aos cinemas da rede AMC Theatres nos Estados Unidos e Reino Unido no dia 5 de março. Ela será exibida em salas Dolby Cinema, um tipo de sala premium, e terá áudio imersivo. Segundo comunicado à imprensa, o filme foi restaurado digitalmente a partir do negativo original da gravação. Agora, ele poderá ser visto em qualidade 8K.
Ver essa foto no Instagram
“Fãs dedicados e novos admiradores, preparem-se para se emocionar com uma apresentação inesquecível e incomparável de um dos maiores nomes da música de todos os tempos”, antecipou Jed Harmsen, chefe de Cinema e Entretenimento em Grupo na Dolby.
Até o momento, ainda não há informações sobre o relançamento de “Purple Rain” nos cinemas brasileiros.
Sobre “Purple Rain”
Assim como diversas outras lendas da música que decidiram contar suas trajetórias por meio do audiovisual, Prince acabou lançando um filme com o título de sua sexta coletânea, “Purple Rain”. Apesar, aliás, de não ser estritamente uma cinebiografia, a obra mescla em diversos momentos acontecimentos reais da vida do cantor com toques de ficção.
Lançado em 1984, o material fez um sucesso notório nas telonas, arrecadando uma bilheteria de US$ 60 milhões apenas nos Estados Unidos (via Rolling Stone Brasil).
Documentário de Prince é cancelado pela Netflix; entenda
Para a tristeza dos fãs, o aguardado documentário de Prince, que seria distribuído pela Netflix, teve o lançamento cancelado pela plataforma na última quinta-feira (6). A produção, dirigida pelo diretor ganhador do Oscar, Ezra Edelman, já estava pronta.
Em nota nas redes sociais, o espólio do cantor – ou seja, família e representantes – e o serviço de streaming confirmaram que um novo longa será produzido no lugar do filme de Edelman, usando conteúdo inédito do arquivo do astro.
Confira a nota:
“O Espólio de Prince e a Netflix chegaram a um acordo mútuo que permitirá que o espólio desenvolva e produza um novo documentário apresentando conteúdo exclusivo do arquivo do Prince. Como resultado, o documentário da Netflix não será lançado.”
Ver essa foto no Instagram
Em 2018, a Variety confirmou a produção de um documentário a respeito de Prince. À época, segundo a revista, a Netflix firmou um acordo para viabilizar a produção. Ezra Edelman (“O.J.: Made in America”) ficou a cargo da direção e recebeu amplo acesso aos registros de arquivo do cantor para realizá-lo.
No entanto, em julho de 2024, foi divulgado que os representantes do dono de “Purple Rain” não aprovaram a versão inicial do filme. Fontes disseram à Variety que os envolvidos acharam certos aspectos do enredo “sensacionalistas”, “dramáticos” e carentes de informações. Outros depoimentos também afirmaram que a visão passada pelo registro não era “suficientemente positiva”.
Em tese, o documentário teria seis partes. Contudo, o diretor entregou um recorte de nove horas, que excedia o acordo original em três horas. Com a “quebra” de contrato, o espólio reteve os direitos musicais do artista. Assim, a Netflix não conseguiria utilizar as faixas de Prince na produção – o que tornaria todo o processo extremamente difícil de um ponto de vista criativo.
Antes do cancelamento, nesta última quinta-feira (6), a produção foi interrompida no último ano. Edelman, que trabalhava discretamente no filme há quatro anos, encontrou-se supostamente “devastado” devido à situação.