O New Order surpreendeu os fãs durante apresentação em Osaka, no Japão, na última terça-feira (25). Isso porque a banda inesperadamente tocou uma música em específico de sua discografia pela primeira vez em 38 anos: “State of the Nation”.
A canção faz parte do disco “Brotherhood” (1986) e saiu como single do projeto, apesar de ser apenas uma faixa bônus. Conforme a NME, chegou a alcançar o 30º na parada geral de singles do Reino Unido e a liderança no ranking britânico voltado ao indie.
Até então, a música havia sido tocada pela última vez em 1987. Confira a performance abaixo:
Aliás, apesar de curiosa, há um provável motivo para a canção ter aparecido no setlist do espetáculo: o New Order criou “State of The Nation” enquanto estava no Japão, como contou o baterista Stephen Morris em entrevista ao site Brooklyn Vegan:
“Fomos ao Japão e gravamos ‘State of the Nation’ e uma versão de ‘As It Is When It Was’, e então seguimos compondo. Na época, éramos bastante prolíficos, como as fitas demo comprovariam—se conseguíssemos fazê-las tocar. Então, sim, ainda acho que há camadas demais no ‘Brotherhood’. Acho que o trabalho de produção acabou se estendendo demais; passamos por três estúdios diferentes, o que foi uma experiência estranha para nós, mas acabou virando algo normal. Ficávamos sem tempo, íamos para outro lugar, começávamos de novo, e de novo ficávamos sem tempo.”
New Order e “Brotherhood”
Em 1986, o New Order lançou o seu quarto álbum de estúdio: “Brotherhood”. Com 9 faixas, o disco traz o single “Bizarre Love Triangle”, primeiro grande sucesso da banda nos Estados Unidos e até hoje um de seus maiores hits como um todo – acumulando 150 milhões de reproduções no Spotify.
Para celebrar o aniversário do disco e continuar com sua série de relançamentos, o grupo resolveu disponibilizar uma versão deluxe em novembro do ano passado. Intitulada “Brotherhood (Definitive Edition)”, a nova edição contou com nove faixas inéditas, além de demos de uma sessão de gravação ocorrida em 1985 no Japão.


