Após dez anos, o System of a Down voltou ao Brasil neste mês de maio com a turnê sul-americana “Wake Up”. Por aqui, a banda realizou cinco apresentações, em três cidades diferentes: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. No caso, a capital paulista recebeu três shows, sendo um deles o “grand finale” da excursão no Autódromo de Interlagos, na última quarta-feira (14), com 70 mil pessoas presentes.
De maneira geral, todas as apresentações tiveram ingressos esgotados e, somadas aos outros compromissos no continente, foram assistidas por 500 mil fãs. Assim, não surpreende que a popularidade do SOAD tenha aumentado nas plataformas digitais no país.
Segundo comunicado, somente no Spotify aconteceu:
- +63% de crescimento nos streams no Brasil só no último mês
- +122% de músicas salvas por usuários
- São Paulo é oficialmente a cidade que mais ouve System of a Down no MUNDO
- Brasil é o 2º país que mais escuta a banda globalmente.
Vale destacar que o espetáculo no Autódromo de Interlagos fechou a turnê com chave de ouro. Para a alegria dos presentes, enquanto que, nos outros shows da “Wake Up”, o grupo executou 32 canções, o compromisso trouxe um setlist especial com 38 canções. Dessa forma, a performance durou aproximadamente 2h20 – cerca de 30 minutos a mais.
Para completar, o guitarrista e vocalista Daron Malakian fez um discurso especial, no qual agradeceu à equipe da banda, equipe de gerenciamento, produtores, equipe de segurança e segurança do local, antes de entoar a faixa. Ao fim, após “Sugar”, inúmeros fogos de artíficio saíram do palco, celebrando o fim do giro. Assista abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Tamanho foi o impacto que a Deezer registrou um crescimento de 68% nas reproduções da banda após o início das apresentações. De acordo com a plataforma, as cidades que mais ouvem o SOAD são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Entre eles, 82,28% são homens, principalmente na faixa etária de 26 a 35 anos.


