No último sábado (5), aconteceu no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, o festival “Back to the Beginning”. Idealizado para a despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos, o evento contou com a participação de uma série de lendas do rock/metal, como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Alice in Chains e mais.
Ao longo do evento, aconteceram surpresas não anunciadas, como a participação de Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, e Ron Wood, guitarrista dos Rolling Stones. Ao mesmo tempo, porém, outros momentos esperados não aconteceram.
Confira abaixo:
Supergrupo com Slash e Duff McKagan
Antes do Guns N’ Roses ser confirmado entre as atrações, Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy Osbourne, deu a entender que o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan participariam de algum supergrupo. “Você verá um ícone tocando com outro ícone, fazendo uma música do Sabbath e uma ou duas músicas próprias, com pessoas tocando juntas que você nunca imaginaria ver. Tom Morello vai tocar com o baterista do Tool [Danny Carey], e eles terão Billy Corgan com eles. Depois, você verá Slash e Duff [McKagan] e quem quer que eles escolham para tocar com eles”, revelou em fevereiro.
Reunião do Soundgarden
Para o The Guardian, Sharon Osbourne confirmou que aconteceria uma reunião do Soundgarden no evento. Sendo assim, criou-se a expectativa de que Kim Thayil (guitarra), Matt Cameron (bateria) e Ben Shepherd (baixo) tocassem com algum músico convidado. No entanto, não houve qualquer performance nesse sentido.
Participação de Wolfgang Van Halen
Apesar de anunciado, Wolfgang Van Halen, líder do Mammoth, revelou poucos dias antes que não poderia mais tocar no evento devido à turnê com o Creed. “Infelizmente, tive que desistir por causa da turnê com o Creed”, disse à rádio WRIF.
Pelo o que Maynard James Keenan, vocalista do Tool, contou ao programa Loudwire Nights, a ideia inicial era que ele, Robert Trujillo, baixista do Metallica e Wolfgang participassem de um supergrupo juntos (via Igor Miranda):
“A conversa surgiu pela primeira vez quando eu estava no Rock and Roll Hall of Fame, curtindo com o Wolfgang e alguns dos caras, acho que até o Robert Trujillo estava lá. Estávamos comentando do boato sobre o show do Black Sabbath, aí eu falei: ‘vamos fazer alguma coisa’. Então o Tool foi convidado e pensei: ‘agora vou ter que ligar de volta pro Wolfgang e pra galera e falar que vou tocar com a minha banda’.”
Aparição (presencial) de Fred Durst
Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit, estava escalado entre as atrações do festival. Porém, o cantor não apareceu presencialmente. No meio do evento, uma mensagem do artista foi transmitida nos telões, além de uma performance pré-gravada do clássico “Changes”.
“Eu amo a voz de Ozzy, amo sua música, que eu venho escutando por quase toda a minha vida, e é uma honra fazer parte desse evento histórico. Não consigo imaginar um mundo sem Ozzy Osbourne. “
@limpbizkitbrasil @freddurst – “Changes” (Pre-Recorded Video Performance – Back to the Beginning – Black Sabbath) 2025 freddurst #backtothebeginning #blacksabbath limpbizkit #changes


