No último dia 5 de julho, aconteceu no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra, o festival Back to the Beginning. Idealizado para a despedida do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne dos palcos, o evento contou com a participação de uma série de lendas do rock/metal, como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Alice in Chains e mais.
Para o The Guardian no início de maio, Sharon Osbourne, esposa do Madman e empresário, confirmou que aconteceria uma reunião do Soundgarden no evento. Sendo assim, criou-se a expectativa de que Kim Thayil (guitarra), Matt Cameron (bateria) e Ben Shepherd (baixo) tocassem com algum cantor convidado. Rumores indicavam Taylor Momsen, frontwoman do The Pretty Reckless.
No entanto, não houve qualquer performance do grupo. Sendo assim, a própria banda resolveu manifestar-se nas redes sociais.
Segundo comunicado, houve um conflito de agendas, que impossibilitou o espetáculo. Diz o texto:
“Parabéns ao Black Sabbath pela grandiosa despedida.
Obrigado por uma carreira extraordinária, que nos presenteou — a nós e a sua legião de fãs — com uma vida inteira de beleza, horror, amor, potência, felicidade, melancolia e uma transcendência profundamente sublime, mas visceralmente impactante, marcada tanto pela desolação quanto pela esperança. Sua majestosa genialidade inspirou a grandeza em dezenas de outras bandas, músicos e compositores. No entanto, a coroa sempre será de vocês!
Somos profundamente gratos a Tony, Ozzy, Geezer e Bill, assim como a Sharon Osbourne e ao diretor musical Tom Morello, pela honra e pelo convite ao Soundgarden para se apresentar no festival Back to the Beginning! Ficamos extremamente desapontados e lamentamos não ter conseguido conciliar nossas agendas individuais e coletivas para comparecer e contribuir com o festival.
O carinho, o apoio e a acolhida da equipe do Black Sabbath sempre foram uma fonte constante de encorajamento e força ao longo da nossa trajetória.”
Ver essa foto no Instagram


