Nesta quarta-feira (30), a Forbes Brasil divulgou a entrevista exclusiva concedida por Adriano Goldman, diretor de fotografia brasileiro célebre por seu trabalho em The Crown, que, atualmente, está envolvido na produção da nova série da saga Harry Potter, que deve ser lançada em 2027.
Confira o que Goldman revelou sobre o projeto, que nos dá os indícios iniciais sobre o que esperar do seriado!
O que Adriano Goldman contou sobre a nova variação de “Harry Potter”?
Primordialmente, Adriano associou sua ligação inicial à produção ao apreço do diretor da série, Mark Mylod, por seu trabalho em The Crown. Ainda segundo o cineasta, essa nova versão de Harry Potter deve ter “uma abordagem mais realista”, mesmo sendo “mais vibrante do ponto de vista global da imagem” do que a série sobre a realeza inglesa.
Outrossim, foi revelado que a primeira temporada do projeto, referente ao livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, conterá oito episódios no total — dos quais ele trabalhou em quatro.
Goldman também explicou a magnitude do projeto, que contará com a construção de diversos cenários, algo que impactou diretamente seu trabalho sobre “cor, composição e atmosfera”.
“Esse projeto, especificamente, não é baseado apenas em locações — há muitos cenários construídos, mas também locações reais. Toda a pesquisa, visita e aprovação dessas locações faz parte do processo. Paralelamente, o departamento de arte produz plantas, maquetes e os chamados concept drawings, que são esboços ou quadros que podem inspirar um tom ou servir como ponto de partida para discussões visuais. As decisões sobre cor, composição, atmosfera — tudo isso é discutido intensamente na pré-produção.”
Por fim, o diretor enfatizou mais sobre o uso de efeitos especiais, algo com o qual não tinha experiência prévia. Ele também citou elementos da natureza que “se transformam em mágica”.
“É um gênero novo para mim — nunca havia trabalhado com fantasia e magia —, então estou aprendendo bastante, inclusive sobre efeitos especiais. Muitas das soluções que buscamos são realizadas em câmera, e não com computação gráfica. Durante a pré-produção, tivemos discussões muito ricas sobre o que pode ser feito com elementos fotoquímicos, o que pode ser representado visualmente e o que se transforma em magia a partir de elementos da natureza. Foi um processo fascinante. Mas, quanto ao restante, permanece em segredo”, disse ele.
Sobre a série de Harry Potter
A HBO divulgou a primeira imagem de Dominic McLaughlin caracterizado como Harry Potter. O ator escocês, de apenas 11 anos, conquistou o papel após se destacar entre mais de 30 mil crianças nas audições realizadas no Reino Unido e Irlanda.
Ver essa foto no Instagram
Ao lado de Dominic, a produção também confirmou Arabella Stanton como Hermione Granger e Alastair Stout como Ron Weasley. O elenco adulto contará com nomes consagrados, como John Lithgow no papel de Alvo Dumbledore, Janet McTeer como Minerva McGonagall, Paapa Essiedu como Severo Snape e Nick Frost interpretando Rúbeo Hagrid.
A série é uma produção conjunta da HBO, Warner Bros. Television e Brontë Film and TV, com Francesca Gardiner (“Succession”, “His Dark Materials”) como showrunner e Mark Mylod na direção dos episódios. J.K. Rowling participa como produtora executiva e teve envolvimento direto na escolha do elenco e equipe criativa.
Leia também: Prêmio Grande Otelo: prêmio de destaque do cinema brasileiro acontece hoje; saiba tudo


