O System of a Down está há mais de duas décadas sem lançar um álbum inédito. Para o baterista John Dolmayan, porém, há um “segredo” que pode fazer a banda finalmente disponibilizar um novo disco.
Em entrevista ao podcast But That 1% With Sona Oganesyan, o músico revelou que a receita secreta para uma vindoura produção seria que Daron Malakian, guitarrista e vocalista do grupo, trouxesse suas composições por último.
Ele explicou:
“Tradicionalmente, quando íamos gravar, o Daron trazia suas músicas primeiro, porque ele sempre tinha muitas. Elas eram muito bem elaboradas e as mais completas. Eu até dei esse conselho para ele, falei: ‘Por que você não diz pro Serj [Tankian, vocalista], ‘Traga suas músicas primeiro. Vamos passar por todas as suas ideias.’ E aí o Shavo [Odadjian, baixista], você traz as suas ideias. E depois, Daron, você traz as suas por último.'”
Esse movimento, de priorizar as composições dos colegas seria como uma “oferta de paz“, segundo Dolmayan. “É como dizer ‘me importo mais com as suas músicas do que com as minhas, e vou deixar você trazer as suas primeiro.'”
“Esse seria meu conselho [para Malakian], apenas traga as suas por último”, continuou. “As suas vão ser ótimas.” O cenário ideal para gravar um disco inédito, na visão de John, seria reservar seis meses de 2027 para produção, enquanto cada integrante da banda compõe em sua própria casa, “absolutamente sem limite de quantas músicas cada um pode trazer ou de quanto tempo isso vai levar.”
O que os outros membros da banda pensam sobre?
Em janeiro deste ano, Shavo Odadjian afirmou durante o programa “Trunk Nation With Eddie Trunk” que não sabe se um novo álbum sairá ou não. “Sempre falamos sobre isso de vez em quando, mas não sei se vai acontecer ou não”, contou. “Quer dizer, se acontecer, ótimo. Mas, se acontecer, precisa ser algo incrível.” (Via Blabbermouth)
Para ele, um vindouro disco terá que estar à altura do último trabalho do grupo. “Há 20 anos, a última coisa que fizemos ganhou um Grammy. Precisa realmente ser o melhor que puder ser.”
Já para o vocalista Serj Tankian, começar uma coletânea inédita marcaria um “novo começo” para o SOAD. “Eu diria que, se o System decidisse fazer um novo álbum, seria um recomeço de uma maneira totalmente nova, em uma bela nova direção“, disse ao The Sun.
Em entrevista com o produtor Rick Rubin, no último mês de fevereiro, Daron Malakian não deu muitas esperanças para o público em relação a um projeto inédito.
Segundo o guitarrista, teria sido “interessante ver para onde a banda teria evoluído” caso ainda fizessem novos discos. No entanto, para ele, uma coletânea lançada agora “estaria tão distante de ‘Mezmerize’ e ‘Hypnotize’ que não daria continuidade à história.”
O artista, porém, não sente que gostaria de começar uma “nova história” com a banda agora. “Não tenho certeza de quanto ainda quero isso”, afirmou.


