Amores Materialistas: novo filme de Celine Song é uma comédia romântica?

Após a estreia aclamada de “Vidas Passadas” — indicado ao Oscar em duas categorias em 2023 —, a diretora Celine Song retorna aos cinemas com “Amores Materialistas”, um dos longas mais aguardados de 2025.

No Brasil, o filme chegou às telonas em 31 de julho, surpreendendo muitos dos espectadores. Enquanto alguns esperavam uma comédia romântica envolvente, muitos também deixaram as salas com sentimentos mistos em relação ao filme de temática profunda e crítica. A Alpha te explica por quê!

Entre o romance e a crítica social: afinal, o que é “Amores Materialistas”?

A trama gira em torno de um triângulo amoroso protagonizado por Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans. Johnson interpreta uma casamenteira que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao conhecer um milionário (Pascal), enquanto revive sentimentos por um garçom falido (Evans), seu antigo amor.

O trailer e as peças de divulgação indicavam uma comédia romântica tradicional, mas a narrativa toma rumos inesperados. O resultado? Um filme que transita entre um comentário social e a desconstrução do próprio gênero romântico.

Como escreveu Samantha Bergeson, em artigo para a IndieWire: “Amores Materialistas não é sobre amor. É sobre lucro. É sobre ganância. É sobre o monólogo interior de Lucy — e, em certa medida, o nosso também — de que nada realmente importa nessa fachada que é a sociedade — e Hollywood. Amores Materialistas passa a navalha no braço do cinema.”

“Amores Materialistas” tem seus aspectos cômicos, mas tem como enfoque reapropriar a visão do mundo dos relacionamentos modernos, expondo uma realidade visceral sobre o que é o verdadeiro significado do valor de forma intra e interpessoal.

A proposta de Song, ao que tudo indica, não é seguir os moldes do romance convencional, mas subvertê-los. Em texto publicado na Looper, Reuben Baron reflete: “Então, o que é Amores Materialistas, se é apenas ‘meio’ comédia romântica? Acima de tudo, trata-se de um comentário social sobre o mercado dos relacionamentos, a forma como as pessoas são transformadas em mercadoria e reduzidas a estatísticas — e sobre a violência que essa visão reducionista acaba gerando.”

Rotten Tomatoes é um site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico. A classificação é dada como “tomate podre” caso menos de 60% das avaliações sejam positivas, e “tomate fresco” caso mais de 60% sejam positivas.

“Vidas Passadas” tem, no total, 95% de aprovação da crítica, baseado em 317 opiniões. Já “Amores Materialistas” conta com uma aprovação de 79% das 235 avaliações.

Assista ao trailer de “Amores Materialistas”

“Amores Materialistas” já está disponível em cinemas de todo o Brasil. Para mais informações sobre programações e compra de ingressos, clique aqui. 

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados