Cinemateca Brasileira inicia o festival “1975 – 50 ANOS DEPOIS” nesta quinta-feira (07)

Na noite desta quinta-feira (07), a Cinemateca Brasileira inicia o festival “1975 – 50 ANOS DEPOIS”, uma seleção de películas lançadas no ano de 1975, que, consequentemente, completam 50 anos de estreia em 2025.

A curadoria é de Paulo Sacramento, cineasta e colaborador da instituição, que lidera um trabalho coletivo envolvendo diferentes setores da Cinemateca. Novas cópias digitais em resolução 4K foram produzidas especialmente para o evento, seguindo rigorosos padrões de qualidade técnica e preservação. Nesta edição de 2025, três títulos brasileiros da década de 1970 ganham destaque: “Deliciosas Traições de Amor”, “A Lenda de Ubirajara” e “Nordeste: Cordel, Repente, Canção”. As obras, restauradas a partir de matrizes originais do acervo da instituição, representam diferentes gêneros e abordagens estéticas, refletindo a diversidade da produção cinematográfica nacional em 1975.

“A programação também retoma os eventos paralelos que vêm se consolidando como parte fundamental da mostra, que contextualizam historicamente as obras apresentadas: a exposição de cartazes no Foyer Grande Otelo, a palestra temática, que, nesta edição, contará com a presença de Amir Labaki e Lúcio Kodato abordando a produção de documentários realizados em 1975; e a tradicional exibição de cinejornais antes das sessões” – escreve a Cinemateca em comunicado.

A mostra se inicia com a exibição de “Prelúdio para Matar”, terror do italiano Dario Argento, às 20h30 na Área Externa, e finaliza no dia 17/08 com sessões dos filmes “O Espelho”, “Tommy”, “Lilian M: Relatório Confidencial”, “Adoção”, “Um Estranho no Ninho” e “O Monstro Caraíba”.

Além destes, ao longo de dez dias de festival, serão exibidos os longas “Um Dia de Cão”, “O Rei da Noite”, “A Volta da Pantera-Cor-de-Rosa”, “A Última Noite de Boris Grushenko”, “Salò ou os 120 Dias de Sodoma”, “Profissão: Repórter”, “Barry Lyndon”, “Volpi” e “Nashville”, além de sessões de curtas. Para a programação completa, clique aqui.

A entrada para todas as exibições é gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões.

Leia também: Sexta-feira Mais Louca Ainda: Curtis e Lohan trocam de corpo (de novo) em sequência nostálgica

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados