Preta Gil faria 51 anos nesta sexta-feira, dia 8 de agosto. A cantora morreu em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de um câncer.
Gilberto Gil, pai da saudosa artista, usou as redes sociais para declarar que a data continua sendo de “celebração“. Publicando fotos da filha, ele escreveu: “Na Família Gil, o dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva! Uma saudade sem fim!”
E como forma de comemorar a vida e arte de Preta, o produtor musical Duh Marino liberou uma música inédita e a última a ser gravada por ela. A faixa, chamada “Brisa Dendê“, foi produzida antes da viagem da cantora aos Estados Unidos, que aconteceu no fim de 2024.
Com participação de Gominho e Jude Paulla, a primeira versão da canção não contava com Preta Gil. Sobre a participação da artista, Duh relembrou:
“Um dia, na casa dela, mostramos a canção e ela disse: ‘Amei, só não gostei de não terem me chamado para cantar’. Na hora, improvisamos um estúdio ali mesmo, no meio do tratamento. Foi a última música que ela gravou. E ironicamente, ou divinamente, a gente lança agora, no aniversário dela. É um presente nosso para ela, e dela para o mundo.”
Sobre Preta Gil
Preta Gil morreu aos 50 anos em 20 de julho. A cantora lutava contra um câncer colorretal, diagnosticado em 2023. Ela havia se mudado recentemente aos Estados Unidos para buscar outras formas de tratamento contra a doença, visto que já havia feito todos os procedimentos possíveis em solo brasileiro.
O velório da artista aconteceu em 25 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Uma parte da cerimônia foi aberta ao público e, posteriormente, familiares e amigos próximos tiveram a chance de se despedir dela de maneira privada.
Diversos artistas marcaram presença na cerimônia fúnebre, incluindo o filho Francisco Gil, que chegou ao lado da namorada. Taís Araujo, Luis Miranda, Thiaguinho, Malu Mader, Cláudia Abreu, entre diversos outros nomes também foram ao velório.
O presidente Lula enviou uma coroa de flores, com a mensagem: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz.”


