Gilberto Gil concedeu a primeira entrevista com a imprensa após a morte da filha Preta Gil, que faleceu em 20 de julho. Em bate-papo ao programa Fantástico, da TV Globo, o cantor conversou com a jornalista Poliana Abritta sobre como está lidando com a dor do luto.
“Nós [família] estamos tristes, naturalmente tristes“, iniciou ele. “Ainda temos que nos acostumar com a perda, com a falta.” Relembrando o jeito único da saudosa artista, Gilberto comentou: “Preta era muito cheia de vida, muito intensa, no sentido afetivo.”
Contudo, ela não foi a única filha que Gil perdeu. “Eu já tinha perdido um filho lá atrás, né, de uma forma muito trágica.” Ele se refere a Pedro Gil, que morreu em 1990 após um acidente de carro. “Com Preta, tivemos, de certa forma, um tempo para irmos nos acostumando. O diagnóstico dela foi um diagnóstico logo de início muito duro, as expectativas em relação à possibilidade dela se curar eram pequenas…“, concluiu.
Sobre Preta Gil
Preta Gil morreu aos 50 anos em 20 de julho. A cantora lutava contra um câncer colorretal, diagnosticado em 2023. Ela havia se mudado recentemente aos Estados Unidos para buscar outras formas de tratamento contra a doença, visto que já havia feito todos os procedimentos possíveis em solo brasileiro.
O velório da artista aconteceu em 25 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Uma parte da cerimônia foi aberta ao público e, posteriormente, familiares e amigos próximos tiveram a chance de se despedir dela de maneira privada.
Diversos artistas marcaram presença na cerimônia fúnebre, incluindo o filho Francisco Gil, que chegou ao lado da namorada. Taís Araujo, Luis Miranda, Thiaguinho, Malu Mader, Cláudia Abreu, entre diversos outros nomes também foram ao velório.
O presidente Lula enviou uma coroa de flores, com a mensagem: “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz.”


