Taylor Swift anunciou o lançamento de seu 12º álbum de estúdio, “The Life of a Showgirl”. Por meio do mais recente episódio do podcast New Heights – apresentado pelos irmãos Jason e Travis Kelce, o último, atual jogador do Kansas City Chiefs e seu namorado -, a cantora deu detalhes a respeito do projeto, que chega a público no dia 3 de outubro.
Veja tudo que a estrela adiantou abaixo:
Conceito
A inspiração para o “The Life of a Showgirl” veio das vivências da estrela enquanto estava na “The Eras Tour”, turnê ocorrida entre março de 2023 e dezembro de 2024. “Este álbum é sobre o que estava acontecendo nos bastidores da minha vida durante a turnê, que foi tão exuberante, elétrica e vibrante. Vem de um lugar incrivelmente alegre, louco e dramático que eu estava passando. E essa efervescência transparece neste disco […]. Eu queria que o álbum fosse como a minha vida estava sendo. Eu também queria que todas as músicas deste álbum estivessem presentes por várias razões. Se você tirasse ou acrescentasse qualquer música, não seria o mesmo álbum. E esse foco, esse tipo de disciplina em criar um álbum e manter o nível realmente alto, é algo que eu queria fazer há muito tempo. Eu adoro compor muitas e muitas músicas. Então, é uma tentação lançar muitas músicas. Mas eu queria fazer um álbum que fosse muito focado na qualidade e no tema e que tudo se encaixasse perfeitamente como um quebra-cabeça. E, com essas 12 músicas do meu 12º álbum, simplesmente sinto que conseguimos isso e estou muito feliz.”
Versões deluxe?
No “Midnights” (2022) e “The Tortured Poets Department” (2024), após o lançamento das versões padrão, Swift disponibilizou mais variações com músicas extras. Desta vez, porém, isso não irá acontecer. “Não terão mais canções. Não será como no ‘The Tortured Poets’, onde eu disse ‘aqui estão 31 canções’. O álbum só terá 12 faixas. Não há uma 13ª. Não há uma 14ª. Não há outras vindo. Este é o álbum que eu queria fazer há muito tempo.”
Produção e gravação
Max Martin e Shellback, que trabalharam com a artista nos discos “Red” (2012), “1989” (2014) e “reputation” (2017), foram os únicos colaboradores de “The Life of a Showgirl”. “Basicamente, nós nunca fizemos um álbum antes que envolvesse só nós três. Não há outros colaboradores. Somos somente nós três. Nós não trabalhávamos juntos há sete ou oito anos. Eles são gênios de diferentes maneiras”, justificou.
A gravação também aconteceu em meio à “The Eras Tour”, depois de Swift conversar com Max na passagem da excursão por Estocolmo em maio do ano passado. Nos momentos de folga, ela viajava para Suécia, onde trabalhava no projeto: “Eu tinha três dias de folga e voava para a Suécia. Eu estava exausta, mas essa é a vida de uma showgirl.”
História por trás da sessão de fotos e capa
Em suma, Swift optou pelas cores verde e laranja para a capa porque mostram “um sentimento energético, como a minha vida tem sido”. E há um motivo pela imagem mostrar a cantora embaixo d’água: “Minha noite [depois dos shows] terminava comigo em uma banheira. Eu queria capturar cada aspecto [dos bastidores] e glamourizar isso.”
Mert Alas e Marcus Piggot, responsáveis pelo photoshoot do álbum “reputation”, também assinaram a sessão de fotos de “The Life of a Showgirl”: “Eles são dois dos meus fotógrafos favoritos. Eu amei o que eles fizeram com as fotos do ‘reputation’. Então eu os chamei de novo e estou muito feliz com o resultado.”


