Na última quarta-feira (13), a Academia Brasileira de Cinema revelou os 16 filmes nacionais candidatos à representação do Brasil na 98ª edição do Oscar.
A Academia instituirá uma comissão de seleção formada por 15 membros titulares, responsável por escolher o filme que representará o Brasil na premiação. Em 8 de setembro, o grupo divulgará uma lista reduzida com seis títulos que mais se destacaram entre todos os inscritos. O anúncio oficial do representante brasileiro será feito em 15 de setembro. A produção escolhida disputará, então, uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação.
Os longas também podem concorrer a outras categorias, independentemente, sem a anuência da Academia Brasileira (ex.: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção etc.).
A última seleção do Brasil foi “Ainda Estou Aqui”, que venceu na categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho como Eunice. Ressalta-se, outrossim, que a produção foi indicada na categoria de Melhor Filme, feito único no cinema nacional.
Confira os filmes que podem ser selecionados este ano:


