Nesta quarta-feira (20), morreu o ator Carlos Sebastião Prata, conhecido como Grande Otelo Filho, aos 70 anos, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde. Sebastião Prata enfrentava problemas cardíacos; no entanto, a causa da morte não foi confirmada.
O ator carregava o nome do pai, Grande Otelo, um dos mais célebres nomes das artes brasileiras. “O meu pai foi uma pessoa incrível, tínhamos uma relação muito próxima. Ele era um grande amigo. Ao mesmo tempo, ser filho de Grande Otelo sempre teve um peso muito grande sobre mim em todos os sentidos. Muitas pessoas se aproximavam por interesse. Também fui muito cobrado e comparado a ele”, disse Sebastião Prata para O Globo.
Seu trabalho mais recente havia sido na novela “Gênesis”, da TV Record, que foi ao ar em 2021.
Na última terça-feira (19), Otelo Filho foi internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Copacabana.
Segundo o presidente do SATED/RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro), Hugo Gross – que está arrecadando fundos para o velório –, Grande Otelo Filho passava por dificuldades financeiras. O jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, afirma que ele havia voltado a viver em situação de rua desde 2022, após ter sido ajudado pelo apresentador Geraldo Luís e ter deixado o vício em 2018.
“Nós tínhamos muito carinho por ele. Era filho de um grande homem do cinema e estamos tentando ajudar da melhor forma. A categoria, infelizmente, é desunida. Deixaram os filhos de um mito reféns. O Otelinho não tinha uma vida financeira estável e estava passando por certa dificuldade, as pessoas ajudavam da forma que podiam, e isso me deixa muito triste”, disse Hugo Gross.


