Em maio deste ano, o The Who anunciou uma nova turnê de despedida, batizada “The Song Is Over North America Farewell Tour”. O título faz referência à icônica música “The Song Is Over”, lançada em 1971.
Fato é que esta não é a primeira vez que o grupo declara um ‘adeus aos palcos’. Em 1982, por exemplo, eles já promoviam a chamada “The First Farewell Tour”, ou “A Primeira Turnê de Despedida”, em tradução livre ao português.
Sobretudo, a “The Song Is Over” foi descrida como “verdadeiramente o grand finale“, conforme comunicado à imprensa, dando a entender que não haverá mais apresentações do The Who após o término das apresentações marcadas.
Em recente entrevista ao The New York Times, o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend responderam se este realmente será o fim da banda. O instrumentista tomou a dianteira e respondeu:
“Você está sugerindo que estamos enganando o público? O fato é que estamos dispostos a enganá-los. É o que fizemos a vida toda. Por que parar?“
Townshend continuou, dizendo: “Está nas mãos de Roger. Se não estendermos, estaríamos violando o contrato? Estaríamos em terra de fraude se voltássemos e tocássemos em todos aqueles locais importantes que deixamos de fora da lista, como Duluth?”
Por sua vez, Daltrey não descartou a possibilidade do grupo se reunir para mais shows no futuro, mas talvez não turnês. “Não vamos desistir como banda. Podemos fazer algumas residências. Espero que Pete e eu não paremos de fazer música.”, acrescentou ele.
A “The Song Is Over North America Farewell Tour” teve início em 16 de agosto, na Flórida, nos Estados Unidos. A última data até então confirmada está marcada para acontecer em 28 de setembro, em Las Vegas. Neste meio tempo, eles passarão por regiões como Filadélfia, Boston, Nova York, Toronto, Chicago, Los Angeles, Seatlle, entre outras.


