Ladrões: o que diz a crítica especializada sobre a nova aposta do diretor de “Cisne Negro”

Nesta quinta-feira (28), estreou em cinemas de todo o Brasil “Ladrões”, novo filme de Darren Aronofsky, diretor de “Cisne Negro”, “Réquiem para um Sonho” e “A Baleia”.

A produção de Aronofsky conta com um elenco estrelado, encabeçado por Austin Butler, que vive Hank Thompson, ex-atleta que trabalha como barman em Nova York. O ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu desempenho como Elvis Presley em “Elvis” (2022) e, mais recentemente, brilhou como Feyd-Rautha, vilão do blockbuster “Duna: Parte 2”.

A proposta de “Ladrões” foge do usual para Aronofsky, que é conhecido por suas propostas psicológicas, perturbadoras e viscerais. O filme, por sua vez, explora o universo dos gângsteres, aproximando-se de um filme de ação com aspectos cômicos.

O que diz a crítica sobre a nova aposta de Aronofsky?

O Rotten Tomatoes é um site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico. A classificação é dada como “tomate podre” caso menos de 60% das avaliações sejam positivas, e “tomate fresco” caso mais de 60% sejam positivas.

No portal, “Ladrões” tem aprovação de 87% de 120 críticas.

Em review para o The Guardian, Peter Bradshaw definiu o longa como um “espetáculo agradável”: “Na verdade, a história em si talvez venha de uma era de Elmore Leonard, Ed Bunker e Quentin Tarantino; os choques, reviravoltas e solavancos são malucos e inesperados, e as acrobacias e acidentes de carro são apresentados em um turbilhão caótico.”

Já a Associated Press ressalta o desempenho de Aronofsky em relação ao seu trabalho com Austin Butler como protagonista. “Para Butler, o papel demonstra seu talento melhor do que Elvis jamais o fez. Aronofsky captura a criança doce que há nele, com um toque de algo mais. Se antes parecia que Butler poderia estar preso em seu papel de destaque, Ladrões mostra como ele consegue carregar um filme com uma atuação muito menos enfeitada”, escreve Jake Coyle para a AP.

O The New Yorker, em texto assinado por Richard Brody, também caiu nas graças do longa: “Desde o início do novo filme de Darren Aronofsky, Ladrões, fica evidente que ele atinge o ponto ideal de sua arte cinematográfica — a escala certa, o escopo certo… O filme é um grande entretenimento para uma época de vergonha, culpa e corrupção, de autoridade traiçoeira e hipocrisia descarada.”

No entanto, também há críticas negativas para a produção. O The Independent afirma que o filme tem tantos elementos que parece “vazio”. “Seja qual for o gênero, Aronofsky tende a oscilar entre dois modos: o selvagemente angustiante ou o selvagemente sentimental. E tudo isso está presente em Caught Stealing, mas em um ritmo tão baixo que o filme parece quase vazio”, escreve Clarisse Loughrey.

Confira a sinopse da produção, divulgada pela distribuidora do filme no Brasil, Sony Pictures:

“Hank Thompson (Austin Butler) era um fenômeno do beisebol no colégio, mas agora não pode mais jogar. Mesmo assim, o resto da sua vida vai bem. Ele tem uma namorada incrível (Zoë Kravitz), trabalha como barman em um bar em Nova York e seu time favorito está fazendo uma improvável corrida rumo ao título.

Quando seu vizinho, Russ (Matt Smith), pede que ele cuide de seu gato por alguns dias, Hank, de repente, se vê no meio de uma turma nada convencional de gângsteres ameaçadores. Todos querem algo dele — o problema é que ele não faz ideia do quê. Enquanto tenta escapar do cerco que se fecha cada vez mais, Hank vai precisar usar toda a sua esperteza para sobreviver tempo suficiente e descobrir o motivo…”

Assista ao trailer de “Ladrões”

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