Como parte do disco “Vol. 4” (1972), o Black Sabbath lançou a quase faixa-título “Snowblind”. Décadas mais tarde, o System of a Down resolveu regravar uma versão da faixa, incluída na compilação “Nativity in Black, Vol. 2: A Tribute to Black Sabbath” (2000).
Basicamente, entre 1999 e 2002, a releitura aparecia frequentemente no repertório do SOAD. Porém, depois, deixou de ser tocada ao vivo.
Para a surpresa dos fãs, na última quarta-feira (27) e quinta-feira (28), em East Rutherford, Nova Jersey, Estados Unidos, a banda resgatou pela primeira vez em duas décadas a faixa como uma homenagem para Ozzy Osbourne, que nos deixou no último dia 22 de julho, aos 76 anos. Antes da performance, o guitarrista e vocalista Daron Malakian disse ao público (via Whiplash):
“Quando nós começamos, eles nos colocaram na estrada para fazer uma turnê. E Nova Iorque [e] Nova Jersey foram alguns dos primeiros lugares nos Estados Unidos onde fizemos turnê. E teve uma turnê que foi a que mais fez pelo System of a Down: o Ozzfest. Fizemos alguns Ozzfests. Alguns de vocês são velhos o suficiente para terem estado lá. Alguns de vocês nem tinham nascido ainda. Eu quero agradecer ao Ozzy Osbourne. Nós queremos agradecer ao Ozzy Osbourne“
Assista abaixo:
À revista Revolver, em 2018, o músico explicou como surgiu a ideia de incorporar “Snowblind” às apresentações:
“O cover não soa nada como a música original. Até mesmo os caras do Sabbath ficaram tão empolgados que Bill Ward veio falar comigo — estávamos abrindo o show para o Sabbath [em 1999] e eles nos pediram para tocar a música ao vivo. Nós não podíamos tocar uma música do Sabbath antes do próprio Sabbath subir ao palco! Eu me senti estranho com isso, mas Bill Ward me convenceu a tocar a música. Aqueles caras são tudo quando se fala em metal, então para eles gostarem — não há palavras que expressem o que senti com isso.”


