A coroação de Roberto Carlos e as teorias sobre a alcunha de “rei”

Roberto Carlos e Pelé (1940-2022) não tiveram reino como Dom Pedro II, mas nem precisaram para ganhar a alcunha de “rei” e arregimentar incontáveis súditos. As respectivas realezas derivaram do sucesso estrondoso, cada qual em sua área. A de Pelé, porém, tem sua origem melhor demarcada.

A pouco meses de completar a maioridade e vencer a primeira de três Copas, o jogador recebeu a majestade do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. Foi na crônica “A realeza de Pelé” para a revista Manchete Esportiva, em 8 de março de 1958, após uma vitória do Santos com quatro gols do atacante.

E quanto a Roberto Carlos? Aliás, os dois estiveram juntos no Especial de fim de ano do cantor na TV Globo, em 1977.

Quem fez de Roberto Carlos “rei”?

No caso do Rei Roberto Carlos, existe mais de uma teoria para a alcunha. Ao ser perguntado sobre o assunto, em entrevista no programa do Jô, o artista disse que o epíteto pode ter vindo dos próprios fãs. “Isso veio um tempo depois, acho que estava no palco e ouvi na plateia alguém chamar de rei (…) mas não me vejo em nenhum momento rei”.

Quem reivindica a autoria é o músico pernambucano Sebastião Ladislau da Silva, o Pilombeta. O músico foi um dos primeiros compositores de Roberto Carlos. Ladislau da Silva foi chamado para trabalhar com ele depois de compor para outro rei, Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Pilombeta contou o fato em uma entrevista.

Seja como for, Roberto Carlos ganhou um ato de coroação. A cerimônia simbólica ocorreu durante o programa do amigo Chacrinha, na extinta TV Excelsior, em 1966. O cantor embalava os brasileiros com a Jovem Guarda e ganhou o título de “Rei da Juventude”. Quem colocou a coroa em Roberto foi a mãe dele, Laura Moreira Braga, a “Lady Laura”.

Em 2017, Roberto participou do especial “Chacrinha: o Eterno Guerreiro”, em comemoração ao centenário de José Abelardo Barbosa de Medeiros, um dos maiores apresentadores da televisão brasileira em todos os tempos. Ainda mostrando que tem muito a entregar, o Rei da música começará mais uma turnê a partir do próximo dia 19, quando completará 83 anos.

Veja também: As 10 músicas mais tocadas de Roberto Carlos nos últimos anos

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados