Até o fim do mês de julho, o programa Pegue, Leve e Leia retorna com uma série de feiras gratuitas de doação e troca de livros em diversas bibliotecas públicas municipais da capital paulista. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, reforça o compromisso com a leitura e busca ampliar o uso desses equipamentos como espaços culturais e de acesso ao conhecimento — tudo com entrada gratuita.
Algumas feiras já acontecem, com ações nas zonas leste, oeste e norte da cidade. Na zona leste, as atividades acontecem na Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina, em Guaianases (a partir das 9h), e na Jovina Rocha Álvares, no Artur Alvim (das 8h às 15h). Na zona oeste, a Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros, promove uma feira com trocas equilibradas (“troca por troca”), das 10h às 14h. Já na zona norte, a Biblioteca Pedro Nava, no Mandaqui, abre sua feira no dia 31, das 11h30 às 16h, e recebe ainda microfone aberto para quem quiser declamar poesia — ideal para promover a arte local e a participação ativa do público.
A dinâmica é simples: cada visitante pode retirar até duas obras, desde que entregue previamente o mesmo número de títulos, estimulando tanto o desapego quanto a circulação de livros entre os frequentadores. Ao todo, cerca de 300 exemplares estarão disponíveis em cada edição, contribuindo com a democratização do acesso à leitura nas comunidades.
Com um modelo gratuito, inclusivo e participativo, Pegue, Leve e Leia reforça a importância das bibliotecas públicas como pontos vivos de trocas culturais e conhecimentos compartilhados em São Paulo.
Serviço
-
Projeto: Pegue, Leve e Leia – feiras de doação e troca de livros
-
Datas: A partir de 25 até 31 de julho (datas específicas conforme unidade)
-
Participação: Gratuita; limite de duas obras por pessoa (levadas e retiradas)
-
Bibliotecas participantes:
-
Cora Coralina – Guaianases (a partir de 25/07, das 9h até o horário de funcionamento)
-
Jovina Rocha Álvares – Artur Alvim (25/07, das 8h às 15h)
-
Álvaro Guerra – Pinheiros (26/07, das 10h às 14h)
-
Pedro Nava – Mandaqui (31/07, das 11h30 às 16h)
-


