Aniversário de São Paulo: 3 exposições para conhecer mais sobre a capital paulista

No mês em que São Paulo celebra mais um aniversário, exposições em diferentes pontos da cidade convidam o público a revisitar a história da capital a partir de múltiplas perspectivas. Da arqueologia urbana às instituições políticas, as mostras ajudam a compreender como o território paulistano se formou ao longo dos séculos.

1. Sob os pés da cidade

A exposição “Sob os pés da cidade” está em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, um dos edifícios históricos mais relevantes do centro. A mostra reúne achados arqueológicos encontrados no chamado Triângulo Histórico Paulistano e apresenta, de forma didática, vestígios que revelam diferentes camadas da ocupação urbana.

Escavações realizadas no próprio Solar identificaram estruturas antigas, como paredes de taipa de pilão, pisos de terra batida e fragmentos de louças, cerâmicas, metais, ossos e conchas. Esses materiais ajudam a reconstruir aspectos do cotidiano paulistano em períodos anteriores à configuração atual da cidade. A exposição é fruto de parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e o MUB3.

Serviço
📍 Solar da Marquesa de Santos – Rua Roberto Simonsen, 136, Centro Histórico
🗓 Até 31 de março de 2026
⏰ Terça a domingo, das 9h às 17h
🎫 Entrada gratuita

2. Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana

Jardim da Casa Museu Ema Klabin

Em cartaz na Casa Museu Ema Klabin, a exposição “Quando São Paulo era Piratininga: arqueologia paulistana” apresenta pesquisas arqueológicas que revelam a ocupação do território antes e depois da chegada dos europeus.

A mostra reúne registros fotográficos, cartográficos e reproduções de artefatos que cobrem um arco temporal de cerca de 3.800 anos, do período pré-colonial ao século XIX. Um dos destaques é o eixo “Narrativas do tempo e do clima”, que propõe uma reflexão sobre transformações ambientais e climáticas da região, a partir de estudos de solo e sedimentos coletados em 1997. A curadoria é assinada por Paulo de Freitas Costa e pela arqueóloga Paula Nishida.

Serviço
📍 Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa
🗓 Até 29 de março de 2026
⏰ Quarta a domingo, das 11h às 17h (permanência até 18h)
🎫 R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) | Gratuito para públicos específicos

3. A Câmara Municipal e a História de São Paulo

Fachada de vidro com brasão e texto “Câmara Municipal de São Paulo” e número 100. Pessoas próximas à entrada. Prédio urbano espelhado, refletindo árvores e construções. Luz natural, dia claro, imagem nítida.

A exposição “A Câmara Municipal e a História de São Paulo” será inaugurada no Palácio Anchieta e apresenta a trajetória do Legislativo paulistano desde a fundação da cidade até os dias atuais.

Organizada pelo Centro de Memória do Legislativo, a mostra está estruturada em oito eixos temáticos, que abordam desde o período colonial até a redemocratização, incluindo o papel das mulheres na Câmara e as transformações institucionais ao longo do século XX. Entre os destaques, um mapa da região central aplicado no piso permite ao visitante “caminhar” pelas antigas sedes da Câmara Municipal.

Serviço
📍 Palácio Anchieta – Térreo, Hall de entrada
🗓 Inauguração: 2 de dezembro de 2025
⏰ Das 17h às 18h
🎫 Entrada gratuita

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados