Farol Santander: rolê completo que une cultura, gastronomia e arte

*Foto: 23º andar, segundo piso da exposição “As Aventuras de Alice”

É impossível passear pelo Centro Histórico da capital paulista e não notar o belíssimo edifício branco com uma bandeira do estado de São Paulo em seu topo. À noite, o local tem iluminação avermelhada que dá um charme a mais. Estamos falando do Farol Santander, que conta com mais de 30 andares e foi inaugurado em 27 de junho de 1947 tendo sido restaurado e reaberto em 2018 e se tornando o centro cultural vertical que é hoje – antigamente, era sede do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa. 

Com estações de cultura desde o térreo, na loja do Farol, até a Cozinha do 31º, todos os andares possuem uma atividade com caráter social, educativo ou artístico, tornando-se um passeio imperdível na capital paulista. Resolvemos te trazer aqui, detalhadamente, o que é possível conhecer no prédio – a visita é organizada pelos funcionários, que orientam que ela comece de cima para baixo, ou seja, do último andar ao térreo. É um passeio completo, com direito à visita ao Mirante do 26º, que possibilita uma vista privilegiada de São Paulo. 

Memória

2º, 3º e 5º andar

A exposição permanete do prédio se chama “Espaço Memória” e está dividida entre o segundo, terceiro e quinto andar. Os visitantes encontram nada menos do que como era o dia a dia dos banqueiros na década de 1950. As salas do quinto andar, por exemplo, trazem conjuntos de móveis de luxo produzidos sob encomenda após a Segunda Guerra Mundial pelo Liceu de Artes e Ofícios. As salas, que são reservadas em sua composição original, ainda guardam uma exposição permanente com os presidentes ao longo das muitas décadas de história do banco. Ainda é possível passear entre objetos e mobiliários originais da época da construção do edifício, entendendo como funcionava uma instituição como esta na década de 1950. 

4º andar

Com materiais reciclados da própria reforma do Farol Santander, o artista plástico Vik Muniz criou painéis que formam uma fotografia panorâmica da vista ao redor do edifício. Chamada de “Vista 360º”, a sala foi repaginada no ano passado, quando ganhou nova pintura e um auto-retrato do artista. 

Mirante e Café do 26º por Mario Azevedo Gastronomia

Neste andar é onde o visitante confere uma linda vista de São Paulo ao sair do elevador e se dirigir a uma das laterais do edifício. Com indicações nos vidros e o binóculo instalado em uma das varandas do mirante, dá para saber aonde estão os prédios icônicos da cidade. Junto a isso, o Café do 26 traz o melhor da gastronomia com um cardápio “Urbano e Contemporâneo”. 

Exposições

23 e 24º andar

Atualmente, o Farol Santander exibe nestes andares a exposição “As Aventuras de Alice”, que traz variadas experiências expandidas do clássico nonsense “Alice No País das Maravilhas”, do autor Lewis Caroll – pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson. A mostra é dividida entre dois andares como “o mundo real” e o País das Maravilhas. Entre os destaques, estão uma biblioteca com a primeira versão do livro, o depoimento da jovem que inspirou Lewis Caroll a escrever a obra, e uma seleção de versões da história, como a de Monteiro Lobato e do cordel de João Gomes de Sá. Tem muita coisa para explorar nessa exposição, que é rica em todos os seus detalhes. 

*Em cartaz até 25/09/2022

22º andar

A exposição “Vertigo” apresenta ao público o trabalho de Sandra Mazzini, uma artista contemporânea cuja obra é realizada, paciente e cuidadosamente. Isso porque, em um constante desafio, ela integra técnicas do passado e do presente fazendo-as conviver em harmonia. Com olhar atento, a artista manuseia o pincel e as ferramentas digitais fragmentando imagens para reuní-las novamente. O resultado é uma imagem caleidoscópica pulsante, um convite à contemplação. São 17 obras, do período de 2016 a 2021, desafiadoras à percepção. 

*Em cartaz até 11/09/2022

20º andar 

Rafael Silveira é o artista que apresenta a exposição do 20º andar, chamada “Espuma Delirante”, que vai além e nos mostra o estilo Pop Surrealista onde as pinturas à óleo ganham vida. Rafael dá movimento a suas obras quando incorpora projeções digitais a elementos reais e palpáveis, trazendo o contraste entre o antigo e o futurista, o artesanal e o digital. A exposição tem o objetivo de instigar pensamentos e estimular sensibilidades. Ela está nos seus últimos dias, por isso, é importante para se planejar e ir conhecê-la logo. 

*Em cartaz até 07/08/2022

19º andar

A mostra do 19º traz a produção artística de Manabu Mabe para além do seu reconhecimento pela arte abstrata. Como imigrante japonês que chegou ao Brasil aos dez anos de idade e estando culturamente conectado a variadas tradições, realidades e visões de mundo, sua pintura surge dessas experiências. O artista realizou seus primeiros trabalhos no final da década de 1940, tendo já conquistado prêmios em Bienais e realizando mostras em todo o mundo. 

*Em cartaz até 30/10/2022

Experiências

Pista do 21

Projetada pelo skatista carioca Bob Burnquist, maior medalhista do campeonato de esportes radicais X Games, a pista de skate do 21º andar permite uma prática da modalidade street diferenciada, com uma vista para o centro da cidade. O local oferece ainda aulas particulares e em grupo, além de permitir que skatistas paguem para usar o espaço. O ingresso é comprado à parte no site do Sympla.

Loja da Cidade

Não poderia faltar uma lojinha cheia de itens personalizados, certo? Pois bem! Foi pensando em homenagear a grandiosidade paulista que Cassio Pardini, Glauber Souza, Edu Sallouti e Marcone Moraes criaram a Loja da Cidade, resgatando a identidade paulistana através de sua história. Fica no Hall de Entrada do Farol e promove também encontros, lançamentos de livros, conversas com artistas e venda de produtos que remetem à diversidade e pluralidade de São Paulo. 

Gastronomia

O “Café do Mirante” não é a única opção gastronômica do Farol Santander. O subsolo do local conta com o famoso e icônico Bar do Cofre por SubAstor, localizado dentro de um grande cofre criando um ambiente intimista e inusitado para tomar bons drinks e experimentar o melhor da gastronomia. A atração é gratuita, no entanto, é recomendado realizar uma reserva com antecedência, já que o movimento do local pode ser bem grande. 

No 28º andar fica o “Boteco do 28 por Bar da Cidade”, com menu assinado pela chef Mayra Aguiar, um típico bar paulistano que traz a proposta de “comida de afeto”. O acesso ao andar é feito por ordem de chegada e não é preciso adquirir ingressos para aproveitá-lo. Para aqueles que têm vontade de colocar a mão na massa – literalmente -, o 31º andar abriga a “Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica”, um espaço destinado a aulas e eventos relacionados ao tema, que conta com 15 estações de trabalho completas e equipadas. A programação é pensada para que os alunos aprendam técnicas especiais. Essa é mais uma atração que deve ser comprada à parte. A programação e os ingressos você confere aqui

O Farol Santander fica localizado ao lado do Mosteiro de São Bento, bem próximo à estação São Bento do metrô da Linha 1-Azul. Fica aberto de terça-feira a domingo, das 09h às 20h. Os ingressos para visitar todo o centro cultural (com exceção das atrações pagas à parte), você garante no site da Sympla. Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam e o tempo de permanência no prédio é de, aproximadamente, 2 horas. 

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados