O espetáculo “Gal, o Musical” estreia no dia 6 de março de 2026, no 033 Rooftop, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo. A produção celebra a vida e a obra de Gal Costa (1945–2022), uma das figuras centrais da música popular brasileira e ícone do movimento tropicalista.
Idealizado por Marília Toledo, o musical tem texto assinado por ela em parceria com Emílio Boechat, além de direção dividida entre Marília Toledo e Kleber Montanheiro. A direção musical é de Daniel Rocha, com produção da Paris Cultural. O espetáculo integra a programação comemorativa dos 10 anos do Teatro Santander, que serão celebrados em 2026.
A dramaturgia acompanha momentos marcantes da trajetória de Gal, desde sua infância em Salvador até a consolidação como uma das principais vozes da música brasileira, incluindo relações pessoais e artísticas fundamentais, como a amizade com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé, além da adoção de seu filho Gabriel, em 2008. O elenco será divulgado em janeiro.
A pesquisa para a criação do musical teve início em janeiro de 2024 e se baseou em obras como “A Todo Vapor – O Tropicalismo Segundo Gal”, de Taissa Maia, além de referências teóricas como “A Jornada da Heroína”, de Maureen Murdock. O projeto opta por um recorte psicológico e artístico da cantora, com viés feminista, evitando uma narrativa meramente cronológica.
A encenação utiliza uma concepção cenográfica imersiva, assinada por Carmen Guerra, inspirada em instalações de Hélio Oiticica, ocupando o espaço do 033 Rooftop e integrando o público à cena. Os figurinos, criados por Kleber Montanheiro, acompanham a passagem do tempo com mudanças de cores, formas e referências estéticas da segunda metade do século XX.
A trilha do espetáculo é costurada por sucessos eternizados por Gal Costa, como “Força Estranha”, “Baby”, “Divino, Maravilhoso”, “Vaca Profana”, “Vapor Barato”, “Sorte” e “Brasil”, entre outros, utilizados como elementos narrativos da dramaturgia.
“Gal, o Musical” permanece em cartaz até 10 de maio de 2026, com sessões às sextas-feiras, às 20h30; sábados, às 16h30 e 20h30; e domingos, às 15h30 e 19h30.
Leia também: Cinema ao ar livre exibe clássicos natalinos no Centro de São Paulo


