Cultura e ciência são duas bases que contribuem para o desenvolvimento de uma nação. No Brasil, o 5 de novembro é lembrado desde 1970 como o Dia da Cultura e da Ciência. A data nasceu no governo ditatorial de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), como forma de homenagear e divulgar a vida e obra de Rui Barbosa (1849-1923).
O patrono do Senado e da advocacia tinha mais a ver com a ciência que o governo Médici, que tentou esconder o maior surto de meningite. Certa vez, Rui declarou: “A ciência nunca fez mal à liberdade, e o desenvolvimento intelectual do povo, mediante a difusão das verdades positivas, é a condição absoluta e a determinante infalível da democracia liberal em toda a parte”.
O tempo passou e a data ficou, podendo ser ressignificada sem que as escolas deixassem de ensinar quem foi Rui Barbosa. Afinal, cultura e ciência estão cada vez mais unidas, como mostrou a pandemia de covid-19 e o pacto coletivo em torno da vacina, por exemplo.
Por isso, como forma de marcar o Dia da Cultura e da Ciência, a Alpha FM selecionou instituições que provam a junção entre os mundos. São quatro dicas de passeios para os moradores da Grande São Paulo e, eventualmente, turistas que estiverem por aqui.
Museu Catavento (Avenida Mercúrio, s/n)
O Catavento ultrapassou a marca de 7 milhões de visitantes em abril deste ano, graças às exposições permanentes que estimulam o aprendizado das ciências. São quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade.
Museu da Imaginação (Rua Virgilio Wey, 100)
Em nova sede desde junho, a instituição oferece atrações lúdicas ao público infantojuvenil, abordando temas como ciência, artes e tecnologia.
Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, 1500)
O complexo na Zona Oeste da capital abrange um verdadeiro Parque da Ciência com variadas atrações, entre eles o Museu Biológico, o reptário e o serpentário.
Planetário do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10)
Por fim, um planetário que conta a história do céu paulistano e da formação do sistema solar que envolve o planeta Terra. O lugar era um dos favoritos da cantora Rita Lee, que nos deixou, aos 75 anos, em 8 de maio de 2023.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura. Além disso, acompanhe o nosso Youtube.