Dia dos Povos Indígenas: confira agenda de atrações culturais para aproveitar a data

Instituições culturais na cidade de São Paulo estão com programações especiais por conta do Dia dos Povos Indígenas, lembrado nesta sexta-feira (19). A data remete ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em abril de 1940, no México. No Brasil, a comemoração está no calendário desde 1943.

Até domingo (21), a Caixa Cultural, na Praça da Sé, promove o Festival Literário Histórias da Floresta. O foco são os jovens leitores, que participação de momentos de contação de histórias de diferentes etnias. Além disso, poderão acompanhar oficinas e apresentações artísticas.

No sábado (20), entre 10h e 11h, o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, na Luz, fará uma atividade especial, batizada “Quem civiliza quem?”. A ideia é mostrar a presença da cultura indígena em nosso cotidiano por meio do conteúdo da exposição principal.

O Museu das Favelas, nos Campos Elíseos, preparou uma agenda para o mês todo como lembrança ao Dia dos Povos Indígenas. No próximo dia 27, haverá a apresentação do Coral Guarani Kalipety e do Grupo de Rap Guarani “Karai Valcenir”.

Por fim, no Sesc Pompeia, no domingo (21), às 11h, e até o dia 28, a artista indígena do Alto Xingu Kawakani Mehinako ensinará a pintura corporal de grafismo xinguano. Nesta vivência, ela aproveita elementos naturais, como jenipapo e tintas coloridas atóxicas.

Aliás! Agenda cultural: 17 exposições no mês de abril em São Paulo

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados