Dia Mundial da Arte: 7 exposições para conhecer em SP

No Dia Mundial da Arte, celebrado em 15 de abril, São Paulo se destaca como um dos principais centros culturais do país, oferecendo experiências que vão do imersivo ao histórico. A seguir, confira sete exposições em cartaz na cidade que celebram a diversidade artística por meio de pintura, instalação, tecnologia e memória.

Lugar público – Sesc Pompeia (até 10 de agosto)

Exposição "Lugar Público - Muntadas" ocupa Sesc Pompeia com reflexões sobre o comum e democracia | Revista Fórum

A mostra do artista espanhol Antoni Muntadas convida o visitante a refletir sobre a transformação dos espaços urbanos. Com curadoria de Diego Matos, reúne vídeos, instalações e mais de 50 cartazes, explorando temas como privatização e vigilância nos espaços coletivos.

Pintura coreana: carimbo e design – Centro Cultural Coreano (até 29 de junho)

Exposição "Pintura Coreana: carimbo e design" Suldurumi - São Paulo-SP - NIPPO Brasília japan|brasil

O artista Suldurumi reinventa técnicas tradicionais da Coreia do Sul em uma abordagem contemporânea. A exposição traz elementos do têxtil bojagi e da pintura minhwa, com entrada gratuita na Avenida Paulista.

Andrômeda – universo sem fim – Farol Santander (até 27 de abril)

Andrômeda - Universo Sem Fim - Farol Santander São Paulo

Inspirada no cosmos, a exposição propõe uma jornada sensorial entre estrelas e galáxias. Utilizando luz, som e movimento, o público mergulha em uma experiência imersiva sobre o universo e a existência humana.

Ocupação Ana Mae Barbosa – Itaú Cultural (até 13 de julho)

Ana Mae Barbosa é a nova homenageada da “Ocupação Itaú Cultural” | Itaú Cultural

Uma homenagem à trajetória de Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no Brasil. A exposição reúne mais de 300 itens entre documentos inéditos, livros, vídeos e arquivos históricos.

Morada – Shopping Pátio Higienópolis (até 8 de junho)

Shopping Pátio Higienópolis - O que saber antes de ir (2025)

A primeira exposição imersiva da artista Nina Pandolfo transforma o espaço do shopping em uma galeria de 250 m². Conhecida internacionalmente por seu estilo delicado e feminino, Nina propõe uma jornada visual por suas principais influências.

Marga Ledóra: A linha da casa – Pinacoteca Estação (até 24 de agosto)

Exposição Individual "A Linha Da Casa", De Marga Ledora - Artsoul

A artista paulistana ganha mostra panorâmica com foco na série Quadrus Negrus, de 1986. Representante da Geração 80, Ledóra mistura grafismo, linguagem pop e expressionismo em desenhos potentes e autorais.

Alfredo Volpi – Farol Santander (até 27 de julho)

Viva Volpi - arte para brincar - Farol Santander São Paulo

Unindo arte e tecnologia, a mostra interativa convida o público a explorar o universo geométrico de Volpi de forma sensorial. Com curadoria de Karina Israel e Ceci Amorim, a exposição é voltada à experimentação e à criação coletiva.

Leia também: “O Estranho Mundo de Jack”, de Tim Burton, ganhará mostra imersiva em SP

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados