Quem gosta de futebol e principalmente tem um time para torcer não deixa de pensar no esporte bretão um dia sequer, ainda que rapidamente. Mas você sabia que existe um Dia Nacional do Futebol? A data é lembrada nesta sexta-feira, 19 de julho, o dia da fundação do Spor Club Rio Grande, considerado o mais antigo do país. O clube gaúcho existe desde 1900.
São Paulo é uma das capitais da bola na América Latina. Não é tanto quanto Buenos Aires que é a cidade no mundo com mais estádios com pelo menos 10 mil lugares: 36. O maior município brasileiro tem seis clubes profissionais e mais de 1,4 mil de várzea, conforme dados de 2016 da Liga Paulistana de Futebol Amador.
A experiência máxima do futebol ocorre dentro de um estádio, e são sete os principais na capital paulista: NeoQuímica Arena (Corinthians), MorumBIS (São Paulo), Allianz Parque (Palmeiras), Mercado Livre Arena – Pacaembu (neutro), Canindé (Portuguesa), Conde Rodolfo Crespi/Rua Javari (Juventus) e Nicolau Alayon (Nacional).
Dia Nacional do Futebol: os passeios futebolísticos
Quem prefere passeios mais calmos pode ir aos jogos de Portuguesa, Juventus e Nacional. Na Rua Javari, uma das delícias é comer o cannoli do Seu Antônio, vendido no estádio. Após o jogo, a indicação é a Esfiha Juventus, a poucos metros do campo. Já no campo do Nacional, há um pouco dos primórdios do futebol a partir da história de Charles Miller.
Em relação às grandes praças esportivas do chamado “trio de ferro”, existe a opção do tour. Corinthians, São Paulo e Palmeiras recebem visitantes todos os dias. Os horários podem variar a depender das datas de partidas e shows.
“O seu, o meu, o nosso” Pacaembu segue em reforma, aos cuidados da concessionária Allegra. Porém, o Museu do Futebol reabriu recentemente para visitação depois de passar por transformações. É uma ótima dica de passeio, gratuito às terças-feiras.
E o que mais dá para fazer? Aqui vão mais três lugares: Atrox Casual Club, endereço obrigatório para quem gosta de camisas de futebol; Arquibancada Botões Clássicos, aos admiradores do futebol de botão; Paranapiacaba, a turística vila ferroviária no distrito de Santo André que abriga o primeiro campo de dimensões oficiais do país, recém-restaurado, pertencente ao antigo União Lyra Serrano. Vá de trem!