Exposição “Atlânticos” conecta Brasil, Angola e Portugal no Museu da Língua Portuguesa

A partir de 12 de setembro, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, apresenta a mostra temporária “Atlânticos”, que coloca em diálogo artistas de três continentes. A proposta é refletir sobre as conexões históricas e culturais entre Brasil, Angola e Portugal, países que compartilham o oceano, a língua e memórias coloniais.

A exposição reúne vídeos, esculturas e instalações, apresentando um panorama plural de olhares. Entre os artistas estão os brasileiros Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme; os angolanos Gegé M’bakudi e Wyssolela Moreira; além dos portugueses Jorge das Neves e Inês Moura.

As obras se inspiram não apenas no idioma, mas também em questões de identidade, ancestralidade e resistência. A mostra dialoga ainda com a exposição anterior do museu, “Línguas africanas que fazem o Brasil”, destacando como a cultura africana moldou profundamente o português falado no país.

2025: Museu da Língua Portuguesa- Ingressos, endereço, dicas

Instalada no Pátio B do museu, “Atlânticos” reforça o papel da instituição como espaço de reflexão sobre a língua portuguesa como elemento vivo, transformador e marcado por histórias compartilhadas.

Serviço

Exposição “Atlânticos”
A partir de 12 de setembro de 2025
De terça a domingo, das 9h às 18h
Museu da Língua Portuguesa – Pátio B (Praça da Luz, s/nº – São Paulo/SP)
Entrada gratuita

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados