As Fábricas de Cultura de São Paulo terão uma programação especial a partir do próximo sábado (1º) para homenagear o cartunista Ziraldo. O criador de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” morreu em 6 de abril, aos 91 anos.
As atrações são gratuitas, e a maioria delas tem classificação livre, ou seja, aberta a todos os públicos. As fábricas são espaços da Secretaria estadual da Cultura, administrados pela Poiesis, associação civil sem fins lucrativos.
No dia 1º, às 10h, os artistas Leche e Alore pintarão um mural na Fábrica de Cultura Jardim São Luís (R. Antônio Ramos Rosa, 651). Algo semelhante será feito por Caluz entre os dias 6 e 8 na Fábrica do Jaçanã (Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138).
Enquanto isso, na unidade Capão Redondo (Rua Bacia de São Francisco s/n), uma atividade resgatará a produção de Ziraldo durante a ditadura militar (1964-1985). Tendo como base o livro “Só dói quando eu rio: Treze anos daqueles tempos contados pelo humor de Ziraldo” (2010), os participantes criarão os próprios cartuns. A oficina será no dia 5, às 10h.
No mesmo dia e horário, mas na Fábrica de Cultura Osasco (R. Santa Rita, s/n – Rochdale), haverá uma oficina de autorretrato para aprender a técnica de desenho do cartunista. Em Diadema (R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135), às 9h30 do dia 11, o público criará tirinhas.
No dia 13, às 14h, a Fábrica de Cultura Brasilândia (Av. General Penha Brasil, 2508) recebe o espetáculo “O Menino Maluquinho: Lisonjeiro ao Mestre”. Por fim, no dia 25, às 14h, a unidade Vila Nova Cachoeirinha (R. Franklin do Amaral, 1575) apresenta o filme O Menino Maluquinho (1995). Mais informações estão no site.
Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.