No dia 28 de setembro, o Largo do Arouche – Praça das Flores, na República, se transforma em um verdadeiro ponto de encontro de culturas com a realização do Festival Integração Cultural dos Povos da América Latina e Caribe. O evento, que acontece das 10h às 22h, é gratuito e reúne uma programação intensa de música, dança e performances que representam patrimônios culturais de diferentes países, muitos deles reconhecidos pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.

A iniciativa traz ao público expressões artísticas de países como Bolívia, Peru, Brasil, Chile, Argentina, Haiti, Colôm25bia, México, Venezuela, El Salvador, República Democrática do Congo e Cuba, promovendo um diálogo entre tradições ancestrais e produções contemporâneas.
Destaques da programação:
-
11h – Tango e Paixão (Argentina)
-
12h – Sucatas Ambulantes (Brasil)
-
13h – Tinkus San Simón (Bolívia)
-
14h – Mariachis Reyes Azteca (México)
-
15h – Quinchamali de Chile (Chile)
-
15h30 – Capoeira Gerais (Brasil)
-
16h – Qhantati Ururi Conima Peru Brasil (Peru)
-
19h – Leonardo Matumona e Banda (República Democrática do Congo)
-
20h – Alejandro Hernández (Venezuela)
-
21h – Aleksey el Majadero (Colômbia)
A programação inclui desde a força dos mariachis mexicanos e o tango argentino até os tambores haitianos, a capoeira brasileira e os tinkus bolivianos. Além disso, o festival abre espaço para manifestações da República Democrática do Congo, reforçando o elo histórico e cultural entre as matrizes africanas e as culturas latino-americanas e caribenhas.

Com mais de dez horas de atividades, o festival celebra a diversidade e resistência cultural da região iberoamericana, promovendo o convívio, a memória e o respeito às tradições que continuam vivas e pulsantes.
Serviço
Festival Integração Cultural dos Povos da América Latina e Caribe
28 de setembro de 2025
Das 10h às 22h
Largo do Arouche – Praça das Flores, República, São Paulo/SP
Entrada gratuita


